Prefeitura de Eusébio realiza capacitação dos programas de Saúde e Prevenção na Escola

quarta-feira | 11/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), está realizando a capacitação dos Programas Saúde na Escola (PSE) e do Saúde e Prevenção na Escola (SPE), na Câmara Municipal de Eusébio. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), participam das atividades alunos de 20 escolas divididas por polos.

A formação foi iniciada na terça-feira (10) com as escolas do Polo 1, localizadas no Jabuti e Santo Antônio/Pedras. Nesta quarta-feira (11) participam as escolas do Polo 2 (Mangabeira, Cararu, Precabura. Timbú e adjacências) e na quinta, as escolas do Polo 3, que abrange as escolas localizadas no Centro.

A programação prevê a apresentação de um breve histórico do SPE, seguido de palestras sobre temas sensíveis aos adolescentes e que são trabalhados durante o ano pelos dois programas. A enfermeira Kellane Lima da Silva, por exemplo, abordou o tema “Prevenção da Gravidez naAdolescência; os Direitos Sexuais e Reprodutivos;Educação Sexual; Comportamento Humano; Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids

A palestra seguinte aborda a “Alimentação Saudável; o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados, com a nutricionista Cristiane Farias e a equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde. O terceiro tema da capacitação é o “Sistema de Garantias e Direitos (SGD) saúde e educação trabalhando juntas, com Makciel Castro (do DAE) e Mariana da Rocha Cavalcante (do Conselho Tutelar)

A formação segue com o tema “Prevenção ao suicídio e combatendo a automutilação, com RosaLeite, da Coordenadoria de Prevenção à Vida; Candlelight: memorial às pessoas que morreram com HIV e Dezembro Vermelho – 1º de Dezembro da luta contra Aids, com Norbério Terceiro (do DAE). A capacitação é concluída com o tema #ComPartiuPSE, com a professora Sandra Gadelha (do DAE). A mesma programação acontece nesta quinta-feira quando os alunos das escolas do Centro, sendo dois por escola, serão capacitados pelos dois programas. Eles serão multiplicadores das ideias abordadas nesse curso em suas escolas.

A secretária de Educação, Goretti Frota, ressalta a importância dos dois programas – Saúde e Prevenção na Escola e Saúde na Escola, que são realizados com apoio de outras secretarias, como a de Saúde. “Os projetos alertam aos alunos sobre as mazelas existentes e como eles podem se prevenir, por isso a importância dessa atualização para que os atores possam realizar o trabalho com maior propriedade. Parabenizo ao DAE que está à frente desse trabalho, os professores e alunos pela dedicação em aprender mais os temas para levar o conhecimento às suas escolas”, enfatizou.