Prefeitura de Eusébio realizará convênio com o Labomar para preservação das Lagoas

quinta-feira | 16/02/2023

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), assinará um convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por intermédio do Labomar, visando possibilitar que  professores, técnicos e alunos graduados, com mestrado e doutorado, possam realizar pesquisas, testes e estudos sobre as lagoas do município e também auxiliar em objetivos convergentes, demandas e necessidades do município.

Segundo o secretário adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, essa será uma ótima oportunidade de ver a ciência aplicada na resolução de problemas ambientais do município. A expectativa é que seja oportunizada informações técnicas e cientificas em busca de preservar os espelhos d’água do município, como também averiguar a balneabilidade e o teor de poluição dos mesmos.

Recentemente, a Prefeitura realizou a limpeza da Lagoa dos Pássaros, criando um novo espaço de lazer no município. Na oportunidade, foram lançados 15 mil alevinos na Lagoa com o objetivo repovoá-la de peixes e, consequentemente, ajudar a revigorar a economia local, assim como da natureza.

Outras lagoas devem também passar pelo processo de limpeza e urbanização. O Prefeito Acilon Gonçalves comemora a parceria e destaca que a UFC tem expertise para realizar esse estudo e auxiliar o município na preservação de seus recursos naturais. “Contamos com o apoio técnico e cientifico da Universidade Federal do Ceará e do Labomar, que está presente em nosso município através do Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC)”, destacou.