Prefeitura de Eusébio realiza de 18 a 22 de outubro a X Semana do Bebê

quinta-feira | 14/10/2021
A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, entre outros (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio realiza, de 18 à 22 de outubro, a X Semana do Bebê, que este ano traz como tema “Desenvolvimento com Qualidade de Vida na Primeira Infância”. O evento realizado anualmente tem como objetivo assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade e tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A programação será aberta no dia 18 (segunda-feira), às 9 horas, em evento restrito a convidados, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Eusébio e pelo Youtube do Departamento de Apoio ao Estudante. As 10 horas será apresentado um vídeo com fala dos secretários sobre a importância da Primeira Infância; as 11 horas, um vídeo sobre Aleitamento Materno; às 13 horas, vídeo com uma psicóloga falando sobre maternidade; às 15 horas, outro vídeo sobre prevenção da Saúde Bucal na Primeira Infância e às 18 horas um vídeo para os familiares curtirem juntos.

Na terça-feira (19), às 9h30, no CRAS Sede, acontecerá uma Roda de Conversa com a temática “A Importância do Cuidar e Brincar no Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância” com o Técnico de Referência do CRAS e equipe do Programa Primeira Infância no SUAS. Às 10 horas será realizado um momento lúdico com as famílias acompanhadas pelo CRAS, através de equipe da Escola de Artes (NAEC).

Já pelo Youtube do Departamento de Apoio ao Estudante serão apresentados os seguintes vídeos: Alimentação Saudável e Prevenção a Obesidade na Primeira Infância (10 horas); Aleitamento materno (11 horas); entrevista: como manter a qualidade de vida na Primeira Infância durante a pandemia (13 horas); Semana do Bebê! Rádio Escola (15 horas) e vídeo para a família curtir (18 horas).

Na quarta-feira (20), a programação segue às 9h30 com uma Roda de Conversa com a temática “A Importância do Cuidar e Brincar no Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância”’ com um Técnico de Referência do CRAS e Equipe do Programa Primeira Infância no SUAS, no CRAS – Mangabeira. Já as 10 horas acontecerá um momento lúdico com as famílias acompanhadas pelo CRAS, coordenada por uma equipe da Escola de Artes (NAEC). Pelo Youtube do Departamento de Apoio ao Estudante serão apresentados os vídeos: Parto Normal, Registro Nascimento, Testes Neonatal e Pai Presente (12 horas); Manejo e Preparo dos Alimentos na Primeira Infância (14 horas) e um vídeo para a família curtir (18 horas).

Jabuti

Na quinta-feira (21), a programação acontecerá no CRAS Jabuti, com uma Roda de Conversa com a temática “A Importância do Cuidar e Brincar no Desenvolvimento Saudável na Primeira Infância”’ com o Técnico de Referência do CRAS e Equipe do Programa Primeira Infância no SUAS. Às 10 horas será a vez do momento lúdico com as famílias acompanhadas pelo CRAS-Jabuti, através de equipe da Escola de Artes (NAEC). A programação virtual prevê pelo Youtube do Departamento de Apoio ao Estudante a apresentação dos vídeos: A importância da vacinação no 1º ano de vida (10 horas); Alimentação Saudável durante a Gestação (12 horas); Cuidados preventivos na saúde bucal do bebê (13 horas) e um vídeo para a família curtir juntos (18 horas).

A programação será encerrada na sexta-feira (22). Das 13h às 16h, no CRAS-Sede, acontecerá a entrega dos Kits Bebês para as famílias acompanhadas no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e PCF (Programa Criança Feliz) dos CRAS Sede, Mangabeira e Jabuti. As 15 horas será transmitido um episódio do NucaCast: O Podcast do NUCA Eusébio e pelo Youtube do Departamento de Apoio ao Estudante serão divulgados os videos: Cuidados com a saúde bucal do recém-nascido (10 horas); Entrevista “Programa Educação e Família” (13 horas); visita domiciliar ao recém-nascido (14 horas). A Programação está sujeita a alterações, dependendo do nascimento do Bebê Majestade.