Prefeitura de Eusébio realiza encerramento da XI Semana do Bebê nesta sexta-feira, dia 20

terça-feira | 17/05/2022
O pai Francisco Clemilton observa a pequena Jade nos braços da mãe Fabrícia (Foto: PME/Divulgação)

Nasceu na última sexta-feira (13) o “Bebê Majestade 2022” do Eusébio, na maternidade do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. Maria Jade Silva da Costa nasceu as 22h16min, de parto normal, pesando 2.852 kg e medindo 49 cm, filha de Fabrícia Silva Vieira e de Francisco Clemilton de Barros Costa, moradores do Timbú. A equipe responsável pelo parto da pequena Jade foi composta pela Dra. Luana Ibiapina (Obstetra), Roberta Martins (Pediatra), Erica Brito (Enfermeira) e Renata Medeiros (Técnica em enfermagem).

Com o nascimento do Bebê Majestade encerra-se também a XI Semana do Bebê. A solenidade de encerramento, no entanto, deverá acontecer na próxima sexta-feira (20) em evento, quando a criança receberá a chave da cidade, um kit bebê (enxoval) e um carrinho de bebê através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS). A Semana do Bebê é uma ação anual realizada por todas as secretárias municipais que durante a semana realizam atividades diversas. A Semana do Bebê é um dos itens obrigatórios do Selo Unicef e faz parte dos resultados sistémicos número 1, que é o desenvolvimento infantil na primeira infância e objetiva destacar as ações voltadas para a Primeira Infância.

O tema da XI Semana do Bebê deste ano inclusive é: ‘Eusébio, uma cidade que cuida da Primeira Infância”. O prefeito Acilon Gonçalves observa que a criança recebe total atenção do município desde sua fecundação, com cuidados na saúde primária na realização de ultrassons, pré-natais, inclusive destaca que o Eusébio é a única cidade do Brasil a fazer os três exames de ultrassom obrigatórios no pré-natal. O acompanhamento continua nas creches, no ensino infantil e ensino fundamental. A novidade deste ano será a criação do Centro Social da Primeira Infância de Eusébio (CESPIE), prevista para junho, que passará a compor essa rede de proteção da primeira infância.

Dentre as atividades realizadas pelas secretarias durante a semana constaram as seguintes: rodas de conversa com pais; programação voltada para a primeira infância nas rádios escolares; busca ativa escolar fazendo visitas domiciliares com panfletagem; contação de história nas turmas da educação infantil utilizando o PodCast ‘Deixa Que Eu Conto’; sala de espera: puérperas –  teste do pezinho; postagens nas redes sociais sobre importância dos cuidados em saúde mental no período gestacional; roda de conversa nos postos de saúde sobre diversos temas voltados para as mães e futuras mães; oficinas AMA e de Shantala com as mães e bebês, entre outras ações.