Prefeitura de Eusébio realiza formação continuada de professores

terça-feira | 14/09/2021
No primeiro encontro foram explanadas orientações específicas sobre o planejamento, plano de aula e reforço escolar (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município e seu Departamento dos Anos Iniciais, retornou ao processo de formação continuada em serviço dos professores neste segundo semestre. A capacitação foi iniciada no dia 9 de setembro de forma online e contou com a participação de todos os professores dos 2º e 5º anos. Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, na oportunidade foram explanadas orientações específicas sobre o planejamento, plano de aula e reforço escolar.

Ele destaca que foram também apresentados os novos materiais estruturados destinados ao desenvolvimento e consolidação da alfabetização nos 1º e 2º anos. Já para os 3º, 4º e 5º anos, ele observa que o material é voltado para a correção da alfabetização e a melhoria da proficiência em língua portuguesa e matemática.

De acordo com a secretária-adjunta da SME, Patrícia Castro, essas formações começaram presencialmente com os professores dos 2º e 5º anos, oportunidade esta que foram apresentados os livros didáticos que serão trabalhados durante o semestre, “os professores do 2º e 5º têm formação na primeira semana do mês, dois dias na semana com duração de 4 horas cada, totalizando 8 horas mensais de formação presencial.”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que para o município tenha sucesso no ensino pós-pandemia, é fundamental que os professores adquiram novos saberes para o desenvolvimento profissional, por meio da formação continuada, a fim de potencializar as ações tanto em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem como nas aulas presenciais. “Essa formação continuada em serviço une a teoria com a prática e traz ferramentas para que nossos professores auxiliem os alunos a avançarem no aprendizado, para que as possíveis perdas não comprometam a vida escolar dos mesmos”, conclui.