Prefeitura de Eusébio realiza formatura do Proerd 2023

sexta-feira | 01/12/2023
A solenidade aconteceu no ginásio da Escola Maria de Fátima. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (01), a cerimônia de formatura dos alunos da Escola Maria de Fátima Façanha Silveira, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi implantado no Estado em 2001 através da Polícia Militar do Ceará. No município de Eusébio, o programa atua desde o ano de 2009.

O Departamento de Programas e Projetos (DEPP), da Secretaria Municipal de Educação (SME), é o responsável pela coordenação juntamente com o instrutor do PROERD no município de Eusébio e as aulas foram ministradas Sargento da Polícia Militar Leandro Pereira da Silva.

De acordo com o instrutor Leandro Pereira da Silva, Sargento da Polícia Militar do Ceará, “Todo semestre é formado cerca de 500 alunos. Desta vez, aqui em Eusébio nós estamos concluindo a formatura de 165 alunos aqui da Escola Maria de Fátima, devido estarmos em outros municípios também. Esse é um programa educacional, preventivo e comunitário”, disse.

Os alunos tiveram aulas sobre: considerar as consequências; resistência as pressões de grupos; valorização da autoestima; controle de tensão; solução pacífica de conflitos; influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida, sempre visando a prevenção da violência e do uso de drogas e do combate ao bullying.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca a importância da integração entre escola, família e alunos. “Eu acredito que sempre deve haver a integração entre aluno, família e escola. E, o Proerd entrou na vida de vocês mostrando que o mundo atual precisa ter a distinção entre o bem e o mal. E, eu vou dar uma dica para vocês: A pessoa só consegue distinguir o bem do mal se vocês souberem preservar os bons costumes”, destacou.

Bruna Martins, diretora da Escola Maria de Fátima Façanha destaca que os alunos devem praticar o que aprendeu. “Foi muito importante para nossa escola receber esse Programa. Aproveito e oriento nossos alunos que é melhor prevenir do que remediar. E, que eles pratiquem o que aprenderam nas aulas do Proerd. Agradeço demais por essa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por ter intermediado as aulas para nossos alunos”, destacou.

Ao final da solenidade, os alunos receberam medalhas e certificado de participação e também um kit pedagógico. A Escola Maria de Fátima também foi agraciada com certificado do Proerd.