Prefeitura de Eusébio realiza III Oficina de Saúde Bucal para tratar sobre Programa Sorriso Maior

quarta-feira | 03/05/2023
A Oficina aconteceu no CER. Foto:Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio realizou nesta terça-feira (2) no Centro Especializado em Reabilitação (CER), a III Oficina de Saúde Bucal com o tema: Evolução da Atenção Materno Infantil e Fortalecimento da Saúde Bucal. Paulo Monteiro, coordenador Municipal de Saúde Bucal de Eusébio abriu a Oficina apresentando o Programa Sorriso MAIOR – Materno Infantil Odontológico de Resultados como componente indissociável do cuidado com gestante e ao bebê até este completar 12 anos de idade, livre da doença cárie e periodontal.

O Programa Sorriso MAIOR focará na prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal das gestantes, crianças e adolescentes, para que eles fiquem livre da doença de cárie e periodontal. Além disso, o programa contará como instrumento para avaliação que atribuirá certificação e premiações para as equipes de saúde bucal. “No programa também iremos certificar e premiar profissionais que alcançarem os padrões de qualidade e resultados esperados, quais atribuiremos premiações Dente de Bronze, Dente de Prata e Dente de Ouro”, destacou Paulo Monteiro, coordenador de Saúde Bucal de Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves, fez uma breve explanação sobre a evolução da atenção materno infantil que nos últimos anos tem apresentado indicadores bastante favoráveis, comparando com a média do estado do Ceará. “Fazer o materno infantil só funciona com a Atenção básica de saúde de qualidade, que consegue detectar e acompanhar oitenta a oitenta e cinco por cento dos casos. E, o mais importante é detectar que precisa de encaminhamento e para onde encaminhar”, disse.

A Oficina contou com a presença do Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, do secretário de Saúde, Josete Malheiro Tavares, de João Braga, Secretário Executivo da Saúde, Raimundo Filho, Secretário Adjunto da Saúde, Daniele Leite, Coordenadora Atenção Básica Adriana Maia, Coordenadora do CEO e a participação de 21 dentistas da atenção básica. No final do encontro, a Coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas de Eusébio (CEO), Adriana Maia, fez importantes considerações para otimização da referência e contrarreferência de pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Centro Especializado de Odontologia Dra. Berenice Gonçalves.