Prefeitura de Eusébio realiza mutirão de Mamografias de 8 a 12 de abril

sexta-feira | 29/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, e em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres, realiza no período de 8 a 12 de abril, um mutirão de mamografias com a utilização de uma unidade móvel do grupo “Amigos do Peito”. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o objetivo é realizar 400 exames de mamografias durante o período.

“O caminhão ficará ao lado do Polo de Lazer Ivens de Sá Dias Branco, no ‘Caramanchão’, e tem a capacidade de realizar 80 exames, por dia, em mulheres a partir de 40 anos de idade. Estamos coordenando a mobilização das mulheres nessa faixa etária e fazendo o cadastro das mesmas, com apoio dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde”, pontuou.

O exame, em média, tem duração de 10 a 15 minutos. Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o exame é importante para detectar tumores malignos na mama. Mas, sozinho, dificilmente é conclusivo. Pontua ser necessária, em casos suspeitos, realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico. Outros exames de imagem (mais caros e específicos) também podem ser solicitados.

Acilon destaca que os postos de saúde de Eusébio contam com equipes que orientam quanto a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e os exames podem ser solicitados a qualquer momento. “Procuramos dar total atenção a saúde das mulheres, para que tenhamos cada vez menos mortes ocasionadas por falta de informação e de prevenção, afinal câncer de mama tem cura”, ressaltou.