Prefeitura de Eusébio realiza mutirão de prevenção contra câncer do colo de útero neste sábado

sexta-feira | 05/08/2022
O objetivo é levar o atendimento à comunidade em horários alternativos (Foto: Pexels-Puwadon-Sangngern)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (06/08) um mutirão de prevenção contra o câncer do colo de útero. Para tanto, estará com nove unidades básicas de saúde abertas, no horário de 7h às 15h. O objetivo, segundo a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Danielle Leite, é levar o atendimento à comunidade em horários alternativos, fora do período da jornada de trabalho semanal.

Serão atendidas mulheres de 25 a 69 anos e a demanda será espontânea. As unidades que realizarão essa prevenção, neste sábado, são as seguintes: Urucunema, Timbu, Olho D’água, Cararu, Amador, Encantada, Jabuti 19, Jabuti 20 e Tamatanduba. O exame preventivo, também conhecido como “Papanicolau”, é uma avaliação ginecológica, indicada para mulheres sexualmente ativas, e tem como objetivo avaliar o colo do útero.

O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Ele tem esse nome por causa de seu inventor, o médico romeno Georgios Papanicolaou, que o tornou célebre nos anos 1940.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, através desse exame é possível encontrar cedo lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero. Mas o exame também detecta algumas infecções sexualmente transmissíveis, como a candidíase, que é um tipo de lesão que causa inchaço, coceira e corrimento vaginal”, frisou.  Na ocasião, as Unidades Básicas também estarão realizando a vacinação contra a COVID 19.