Prefeitura de Eusébio realiza Mutirões de Saúde em Condomínios

segunda-feira | 17/04/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Imunização, e em parceria com os condomínios, realizou mais um Mutirão de Saúde nos Condomínios. A ação deste sábado (15) foi realizada no Condomínio Nature Village com uma vasta programação das 8h às 12h, como por exemplo: vacinação, aferição de pressão arterial, avaliação odontológica, vacinação de cães e gatos, dentre outros. O objetivo máximo da ação foi fazer o cadastramento dos moradores do local como destaca Danielle Gondim, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Eusébio. “O importante desses Mutirões é saber se tem pessoas do grupo de risco, gestantes, crianças. Além do cadastramento, foi disponibilizado também nessa ação, a aplicação de vacinas, as orientações odontológicas, trouxemos uma médica clínica para realizar solicitação de mamografias e exames de prevenção”, disse.

Durante a ação, a cirurgiã dentista Sandra Cavalcante, da Unidade Básica de Saúde, esteve orientando os pais sobre a melhor forma de escovação para crianças. Também teve aplicação de fluor e distribuição de pastas e escovas dentais infantis. “Fizemos uma avaliação odontológica nas crianças, orientamos quando estiver um procedimento a ser feito, os pais devem levar para o consultório”, disse Sandra Cavalcante.

Jaqueline Almeida, moradora do condomínio, reforça a importância dos Mutirões de saúde nos condomínios. “Aqui no nosso condomínio essa ação está sendo realizada pela segunda vez, a primeira foi em 2022. Nosso síndico solicitou mais uma vez na Secretaria de Saúde. Nossa intenção é que muitas pessoas que moram aqui, que não tenham sido vacinadas, possam se vacinar, pessoas que não tenham feito o cadastro no SUS, possam se cadastrar, principalmente os idosos. Foi uma manhã gratificante e as crianças trouxeram animais de estimação para serem vacinados”, disse.

Rita de Cássia Alexandrino, coordenadora de Imunização de Eusébio, destaca que os Mutirões servem para vacinar crianças que ainda não tenham completado o esquema vacinal. “Nós tivemos o Mutirão aqui no Condomínio, no Shopping Eusébio e nos postos de saúde. O nosso objetivo maior com os Mutirões é vacinar as crianças que ainda não tem o esquema vacinal completo. Para isso é importante os pais apresentarem a carteira de vacinação”, destacou.

As vacinas disponibilizadas foram: Pentavalente, Pneumo 10, Rotavírus, Poliomielite (VIP), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite A, Varicela, HPV, Hepatite B e DT. Pfizer bivalente e influenza.

De acordo com o Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, as Unidades Básicas de Saúde do municípios oferecem todos os serviços disponibilizados nos Mutirões. “Todos os serviços oferecidos nos Mutirões da Saúde em Condomínios e no Shopping Eusébio já são realizados nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mas, muitas pessoas trabalham fora ou não tem tempo de ir nas UBSs, deveremos continuar com essas ações”, disse.