Prefeitura de Eusébio realiza mutirões e oferta 1.250 exames de mamografias

terça-feira | 03/08/2021
A primeira ação acontece de 16 a 19 de agosto, com a previsão de 80 exames por dia, totalizando 320 vagas. (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza de agosto a novembro, deste ano, mutirões de mamografias, ofertando 1.250 exames direcionados para mulheres da faixa etária de 40 a 69 anos. A ação visa a prevenção e a consequente redução dos riscos de câncer de mama entre as mulheres eusebienses. A primeira ação acontece de 16 a 19 de agosto, com a previsão de 80 exames por dia, totalizando 320 vagas.

Os exames serão realizados na unidade móvel “Amigos do Peito” que ficará estacionada no Polo de Lazer Ivens Dias Branco. Para ter acesso aos exames, as mulheres devem primeiro consultar o médico do PSF no Posto de Saúde mais próximo de sua casa para avaliação inicial, solicitação da mamografia e o agendamento com a enfermeira da equipe.  No dia do exame deve ter em mãos a solicitação do exame, fotocópia do RG, comprovante de residência e cartão SUS. O exame, em média, tem duração de 10 a 15 minutos.

A mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do Raio-X tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas. O exame é importante para detectar tumores malignos na mama. Mas, sozinho, dificilmente é conclusivo. Há casos onde é necessária a realização de uma biópsia para confirmar o diagnóstico. A agenda dos mutirões de cada mês será divulgada posteriormente. Ao todo serão ofertadas 320 vagas em agosto, 320 em setembro, 400 em outubro e 210 em novembro.

Políticas Públicas

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Prefeitura vem disponibilizando diversas ações para a manutenção da saúde das mulheres. Ele destaca que nos Postos de Saúde, por exemplo, as mulheres podem realizar exames de prevenção de câncer de mama e de colo do útero e solicitar os exames de mamografia, ultrassom e exames laboratoriais em qualquer época. Além disso, destaca que as gestantes têm todo acompanhamento através de pré-natais.

Citou ainda a prevenção e tratamento de diabetes e de hipertensão e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “O acesso a saúde é direito de todos e dever do Estado, previsto no artigo 196 da Constituição. Por isso, trabalhamos diuturnamente para garantir políticas públicas que garantam a redução do risco de doença e outros agravos”, concluiu.