Prefeitura de Eusébio realiza neste sábado a Campanha de Multivacinação

sexta-feira | 15/10/2021
O objetivo da Campanha é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias (Imagem: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (16) a Campanha de Multivacinação que tem como público-alvo crianças a partir de 2 meses e adolescentes menores de 15 anos. Para atender esse público a SMS está abrindo todos os postos de saúde, que funcionarão de 8h as 12h e um posto avançado no Shopping Eusébio (Praça de Alimentação), de 9h às 15h.

Durante a campanha serão aplicadas as vacinas de rotina, que são as seguintes: Paralisia Infantil, Pentavalente, Pneumocócica, Meningocócica, Rotavírus, Tríplice Viral, DTP (Difteria/Tétano/Coqueluche), Varicela (Catapora), Hepatite A e HPV e Meningocócica ACWY (para adolescentes). A Secretaria de Saúde do Município informa que é obrigatória a presença do responsável legal pela criança ou adolescente, que deve ter em mãos, no momento da vacinação, o Cartão da Criança e o Cartão SUS.

Segundo a SMS, o objetivo da Campanha, capitaneada pelo Ministério da Saúde, é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Este sábado é considerado o dia “D”, mas a Campanha será realizada de 1º a 29 de outubro de 2021. Segundo o Ministério da Saúde, mesmo com a disponibilidade das vacinas pelo SUS, tem ocorrido uma queda da cobertura vacinal nos últimos anos, fator agravado com o próprio processo pandêmico nos últimos dois anos.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, é preciso melhorar a cobertura vacinal da população. “Nossa prioridade é proteger a população contra as enfermidades, mas manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Por isso, pedimos para que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos postos neste sábado e atualizem a caderneta de vacinação, pois, com certeza, aumentará a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até mesmo óbitos”, disse.