Prefeitura de Eusébio realiza novo mutirão de mamografias

terça-feira | 02/07/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres, está realizando até esta quinta-feira (5) mais um mutirão de exames de mamografia, na unidade móvel “Amigos do Peito”. Segundo a Assessora de Políticas para Mulheres da Prefeitura, Yara Steremberg, essa fase é destinada às mulheres que não conseguiram realizar o exame no mutirão passado. A unidade móvel está estacionada no Galpão do Polo de Lazer Ivens de Sá Dias Branco, no Centro. O público alvo são mulheres de 40 a 69 anos.

A procura tem sido grande, “são realizados 80 exames, por dia, e já estamos com uma licitação para mil exames que serão realizados neste ano. A entrega dos resultados ocorre em 30 dias, mas mesmo assim, o prefeito Acilon examina todas as imagens e entrega com os devidos encaminhamentos de exames complementares, se necessário. Essa é uma forma de detectar precocemente o câncer de mama”, ressaltou.

A primeira fase do mutirão, deste ano, aconteceu de 8 a 12 de abril, quando foram atendidas 509 mulheres, que já receberam os resultados dos exames das mãos do próprio prefeito Acilon Gonçalves, que visitou os postos de saúde no mês passado. “O cuidado com a saúde da mulher sempre foi uma prioridade dessa gestão. Atuamos de forma sistemática, com acompanhamento visando a promoção integral da saúde”, afirma o gestor.

Nos postos de saúde, segundo Acilon, as mulheres podem realizar exames de prevenção de câncer de mama e de colo do útero e solicitar os exames de mamografia, ultrassom e laboratoriais em qualquer época. Além disso, as gestantes tem todo acompanhamento através de pré-natais. Há também prevenção e tratamento de diabetes e hipertensão e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “O acesso a saúde é direito de todos e dever do Estado, previsto no artigo 196 da constituição, por isso trabalhamos diuturnamente para garantir hajam políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos”, concluiu.