Prefeitura de Eusébio realiza o 1º Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Jabuti

sexta-feira | 12/11/2021
O NUCA do Jabuti levará para mais perto dos adolescentes daquela região o incentivo ao protagonismo juvenil e as políticas públicas para o segmento (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta quinta-feira (11), o 1º Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Jabuti (NUCA-Jabuti), dentro do processo de descentralização dessa política pública, que visa incentivar ao protagonismo juvenil. O encontro seguiu a mesma programação dos anteriores que aconteceram na Mangabeira, Santo Antônio, Timbu e Centro. Segundo Makciel Castro, mobilizador da juventude em Eusébio e integrante do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi feita a apresentação do NUCA para os adolescentes tomarem conhecimento sobre o projeto e uma palestra promovida pela Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV).

A palestra contou com a participação do psicólogo Kennedy Torres que fez a dinâmica “Caixa de Pandora”. Ele apresentou objetos, onde os adolescentes, a partir dos mesmos, puderam exprimir o que sentem e o que eles estão vendo na atualidade. “É uma forma de comunicação com os adolescentes para que eles possam se abrir e possam ser cuidados pelo projeto. A ideia é cuidar da saúde mental dos adolescentes que estão vindo de um processo de pandemia, de isolamento e retornando aos poucos às suas atividades normais convivendo com pessoas, amigos, escolas, enfim. Nossa ideia é que esses adolescentes, a partir do momento que estejam cuidados, possam também cuidar de seus pais, amigos, parentes e vamos criar a partir dai uma cadeia de cuidado”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que esse trabalho de revitalização do NUCA, descentralizando as ações para mais próximo dos adolescentes nos bairros, criará uma rede de proteção, onde eles vão poder discutir e trabalhar seu protagonismo e elaborar propostas feitas em nível de Unicef, que é quem no mundo trabalha as politicas de fortalecimento do adolescente. “A partir das discussões que eles farão, cada um em seu Núcleo, poderemos conhecer seus anseios e angustias e a partir daí elaborar politicas públicas direcionadas para atender da melhor maneira possível esse segmento”, afirmou.