Prefeitura de Eusébio realiza o II Encontro Municipal de Adolescentes

quarta-feira | 14/12/2022
Alunos das escolas municipais participarão do encontro (Foto: PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio realiza, nesta quinta-feira (15), o II Encontro Municipal de Adolescentes, evento coordenado pelo NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes, e uma ação intersetorial do Selo Unicef, com apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Esporte e Juventude, ITEVA e Estação da Luz. O encontro tem como intuito fazer a avaliação do Plano de Participação Cidadã Adolescente 2021/2024.

O evento acontecerá no ITEVA (Rua Pioneira, 70, Centro). Cada escola convidada poderá selecionar quatro adolescentes para participar do encontro, que terão até 5 minutos para fazer uma apresentação aos presentes em uma modalidade escolhida mostrando as ações realizadas em 2022 no ambiente escolar ou comunitário.

A programação inicia as 7h30 com a recepção dos convidados. Às 8h será realiza a abertura do encontro e composição da Mesa e fala das autoridades. Às 8h15 está prevista a apresentação das escolas com 5 minutos para cada; às 10 horas terá início a revisão do Plano de Participação Cidadã Adolescente 2021/2024 e às 10h45 a Exposição Plataforma 1Mio, ou iniciativa Um Milhão de Oportunidades, que é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente. A plataforma é liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e reúne mais de 2.000 parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens. O encerramento previsto para as 11 horas.

Segundo Makciel Castro, coordenador do NUCA, o encontro é uma das ações exigidas para a conquista do Selo Unicef 2021/2024. “No encontro vamos apresentar aos adolescentes do NUCA e profissionais presentes os resultados das atividades de 2022 e o Plano de Ação para 2023. Também teremos uma oficina sobre desenvolvimento sustentável, conduzida pelo ITEVA”, afirmou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca as ações realizadas pelo NUCA e pelas secretarias municipais voltadas para o protagonismo juvenil. Para ele, a extensão do trabalho de acompanhamento já realizado pelas famílias e pelas escolas, estimulam os jovens a prosseguir nos estudos, pois eles se sentem valorizados e motivados. “O acompanhamento não significa cobrança, mas sim parceria. É um gesto que envolve apoio, diálogo, reconhecimento e presença, elementos fundamentais que colaboram para o bom desempenho na vida social e no trabalho”, opina.