Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio realiza o projeto Luta e Cidadania

sexta-feira | 22/11/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), realiza o projeto “Luta e Cidadania” que objetiva levar as artes marciais para as escolas eusebienses. O projeto surgiu por iniciativa de membros da Guarda Municipal de Eusébio, que integravam o projeto Ronda Escolar. Praticantes de artes marciais, eles verificaram que nas escolas existia infra-estrutura para abrigar turmas, mas faltavam instrutores.

Segundo o GM Marciano, reunidos há cinco meses os guardas municipais resolveram montar o projeto e apresentá-lo ao secretário de Segurança Pública, Lauro Leite, que apoiou a iniciativa. O projeto também foi levado ao prefeito Júnior e aos secretários de Educação (Ivonilde Santos), Desenvolvimento Social (Marta Gonçalves), Esportes (Goretti Frota) e Cultura (Léo Abreu) que apoiaram a idéia. O grupo hoje conta com turmas em cinco escolas reunindo 300 alunos fixos e 100 flutuantes.

De acordo com o secretário Lauro Leite, o projeto tem como meta trabalhar a disciplina, a prevenção à criminalidade e às drogas, a socialização, além de contribuir com a melhoria do desempenho escolar. “Trabalhamos ainda com o objetivo de mudar a imagem de que a Guarda Municipal realiza apenas ações repressivas, mas que atua também no fortalecimento da cidadania junto à população,” observa o secretário. O projeto tem como instrutores os guardas municipais: Erick Queiroz, que atua como supervisor e instrutor de Jiu Jitsu; Marciano (Karatê); Roseno (Capoeira); Renan e Rodrigues (Kung Fu).

Neste sábado, dia 23, o projeto ‘Luta e Cidadania’ será lançado oficialmente para a população eusebiense. O evento terá início às 13 horas com apresentações culturais. A partir das 14 horas terão início às apresentações dos alunos de Karatê, Jiu Jitsu e Kung Fu e às 15h30 será iniciada a II Terreirada de Capoeira. O evento reúne mestres de diversos estados brasileiros e de outros países (Estados Unidos, Angola, México, Holanda, entre outros). Durante o evento, os alunos de capoeira do projeto ‘Luta e Cidadania’, receberão a primeira graduação (batizado).