Prefeitura de Eusébio realiza pagamento do Renda Mínima nesta sexta-feira, 29

quarta-feira | 27/12/2023

A Prefeitura de Eusébio realiza o pagamento do Programa Renda Mínima referente ao mês de Dezembro nesta sexta-feira (29/12). O Renda Mínima, que completa 19 anos de criação em 2024, é considerado o maior programa de distribuição de renda do Estado, atendendo atualmente 1.095 famílias. O beneficiário já deve participar do programa Bolsa Família, do Governo Federal, que paga no máximo R$ 600,00. O Renda Mínima complementa a orçamento familiar até o valor de R$ 1.450,00.

Em quase duas décadas de existência, o programa já auxiliou milhares de famílias a saírem da situação e vulnerabilidade. A cada mês o numero de famílias é modificado pela alta rotatividade do programa, pois quando o provedor consegue espaço no mercado de trabalho ele cede lugar para outra família carente.  “O programa tem sido um sucesso pelo cumprimento dos critérios pelos participantes. Como por exemplo, ter filhos ou dependentes matriculados regularmente na rede pública de ensino com frequência superior a 80% e  investir 40% do valor recebido em alimentação no comercio local,” diz o prefeito Acilon Gonçalves.

Além desses critérios, o beneficiário deve estar em vulnerabilidade social e financeira; residir há mais de cinco anos no município; e cumprir de 100 horas mensais de trabalho em repartições públicas municipais – são os chamados “Amigos da Comunidade”. O programa já é replicado em outros municípios, como em Aquiraz que criou este ano o programa Renda Cidadã, com atendimento de 1.000 famílias e Itaitinga, que criou em 2021 o seu programa de Renda Mínima, similar ao do Eusébio.