Prefeitura de Eusébio realiza preparativos para a campanha de vacinação contra Covid-19

quarta-feira | 13/01/2021
Há uma semana o Eusébio recebeu da Secretaria da Saúde do Estado, duas câmaras refrigeradas para armazenamento da vacina para o coronavírus (Foto: Divulgação/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria da Saúde, está se preparando para a campanha de vacinação contra Covid-19, assim que o processo for autorizado pelo Governo do Estado. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros Tavares, desde a segunda quinzena do mês de dezembro do ano passado, que o município realizou a atualização do cadastro das salas de vacinas localizadas nas unidades básicas de saúde.

Ele destaca que os profissionais das salas de vacinas também estão sendo orientados para que tenham acesso atualizado à nova ferramenta do Ministério da Saúde, o Módulo Covid-19, que vai funcionar como banco de dados geral dos cidadãos vacinados contra a doença. A Secretaria está também realizando a atualização do cadastro das equipes das salas de vacina, com especial foco na Covid-19, ao Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA). Este Sistema vai permitir o acesso e digitação dos dados (registro de vacinados) no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Câmeras

O secretário Josete Malheiros também informa que há uma semana o Eusébio recebeu da Secretaria da Saúde do Estado, duas câmaras refrigeradas para armazenamento da vacina para o coronavírus, que já estão devidamente instaladas e funcionando em fase de teste. Cada câmara tem capacidade para armazenar 200 litros, adequadas para as unidades que recebem até 9 mil doses de vacina por mês.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Eusébio está acompanhando o processo de aquisição das imunizações pelo Governo do Estado e preparando a cidade para realizar a campanha, de acordo com as determinações do Governo do Estado e Ministério da Saúde, seguindo a ordem de vacinação dos grupos prioritários. “Realizaremos essa campanha dentro da ordem e da tranquilidade possibilitando que todos tenham acesso a imunização, cada um ao seu tempo”, afirmou.