Prefeitura de Eusébio realiza primeira noite do Eusébio Junino 2023

sexta-feira | 23/06/2023
Foto: Ascom PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), realizou nesta quinta-feira (22) a primeira noite do Eusébio Junino 2023 na praça do Polo. A festa faz parte das comemorações dos 36 anos de emancipação do município. Na primeira noite de festa, o público conferiu as atrações musicais locais, como Forró Sem Preconceito que abriu a festa. O Forró Sem Preconceito é formado por pessoas que integram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Eusébio. Em seguida, seguiram as atrações Tempero do Forró, Alex do Acordeon, Neto do Paredão, U’z Tops do Forró, Raul e Ari, Forró Real e Com por Elas.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, abriu o evento e destacou que o São João de Eusébio o grupo Forró Sem Preconceito, do CAPS, em alusão ao aniversário de 18 anos do CAPS Eusébio. “O Caps está completanto 18 anos e nada melhor do que uma banda que não tenha nenhum preconceito, como o Forró Sem Preconceito, para abrir essa festa que acontece dias 22, 23 e 24. Mas o São João de Eusébio já está correndo em todas as comunidades, nós temos escutado aplausos em todos os bairros. Divirtam-se”, destacou.

Os portões do evento Eusébio Junino foram abertos às 17h, com revista na entrada, câmera de monitoramento em toda extensão do Polo de Lazer Ivens Dias Branco, equipe do Centro de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar – Creph disponível durante todo o evento para o atendimento de emergência. E, ainda a participação dos Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) dando o suporte necessário na logística de trânsito no evento. O efetivo da Guarda Civil Municipal de Eusébio e guardas da Polícia Militar do Ceará deram segurança para os eusebienses e visitantes.

Alex do Acordeon, eusebiense e que hoje mora em Mossoró, se apresenta pela segunda vez no Eusébio Junino e pontou a importância de tocar e cantar na sua cidade natal. “Fico muito feliz pelo reconhecimento que recebo sempre que venho aqui. Agradeço o convite para tocar de novo nesse evento bem organizado pela Secult e feliz de alegrar o povo eusebiense e que nesta sexta-feira a cidade comemora 36 anos de emancipação”, finalizou.

A microempreendedora Daiane Cavalcanti estreou no Eusébio Junino 2023 vendendo seus produtos, como pratinhos e bebidas, e destaca que soube do cadastro dos ambulantes por meio das redes sociais. “Sempre fico olhando as redes sociais para ver novidades de empreender e aí vi que a Prefeitura estava recebendo inscrições para ambulantes da festa, me inscrevi e estou aqui. É a primeira vez que participo e acredito que a gente vai conseguir vender bem nos três dias de festa e torcer para participar do próximo ano. Festa de São João sempre rende bem”, destacou.

A grande atração da noite ficou por conta da Banda Forró Real que tem mais de 30 anos de história e pela segunda vez toca no Eusébio Junino. Segundo Fernanda Kelly, uma das vocalistas da banda, é uma satisfação tocar no município. “Nossa banda tem mais de 30 anos de história e com várias músicas que marcaram na voz de cantoras que já passaram e na voz do Fernando. Tocar aqui no Eusébio pela segunda vez é uma alegria imensa. Ficamos felizes com o convite e a nossa música mais pedida nos shows é a música “Baú do Real” e vamos tocá-la aqui”, disse.

Segundo Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, a ideia da edição deste ano foi valorizar cada vez mais os artistas da terra. “Na edição deste ano trouxemos mais artistas da terra, realizamos os festejos juninos nas comunidades, onde muita gente gostou e participou. Abrimos o evento hoje como o pessoal do Forró Sem Preconceito. Foi muito bom e convidamos todos para virem nesta sexta-feira, dia que comemora os 36 anos da nossa cidade”, disse.