Prefeitura de Eusébio realiza primeiro I Ciclo de Capacitações para técnicos dos CRAS

terça-feira | 29/03/2022
Técnicos e coordenadores dos CRAS do Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Pindoretama e Chorozinho estão participando da formação (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está realizando, de 28 de março a 1º de abril, o I  Ciclo de Capacitações para os Técnicos e Coordenadores dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município (Sede, Mangabeira e Jabuti), em parceria com a Secretaria Estadual de Proteção Social. Nessa capacitação Eusébio está recebendo também os técnicos dos CRAS dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Itaitinga e Chorozinho.

A capacitação é relativa aos atendimentos do Programa para Atendimento Integral da Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para a secretária de Desenvolvimento Social Samara Cordeiro, quando a prefeitura investe na capacitação dos seus servidores, ela possibilita que o profissional possa adquirir novas características, aprenda novas técnicas e aperfeiçoe seu trabalho, gerando cada vez mais satisfação na população beneficiária dos serviços. “Cuidar sempre melhor da população de Eusébio é o nosso compromisso e trabalho de todos os dias, para continuarmos avançando no desenvolvimento da nossa cidade,” disse.

Ela destaca que solicitou ao Estado essa formação, sendo prontamente atendida. “A Secretaria de Proteção Social disponibilizou duas profissionais para que os técnicos tivessem o treinamento para atendimento adequado das famílias atendidas pelos CRAS,” afirmou a secretária.

Segundo Keiciani Gomes, uma das formadoras da SPS, juntamente com Jorgiane Neves,  a formação tem o caráter de capacitar os técnicos de referência do Programa para Atendimento Integral da Família (PAIF), que é o principal serviço do CRAS, que tem várias ações desde acolhida, assistência particularizada, oficinas com famílias e atendimentos individualizado, como intuito de aprimorar o trabalho realizado por eles dentro do equipamento de referência. “A formação ocorre a partir da demanda do próprio município que solicita à Secretaria de Promoção Social visando a capacitação continua dos profissionais que trabalham dentro dos equipamentos. Então a a SPS disponibilizou dois treinamentos, com relação ao PAIF, com 16 horas e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com 40 horas,” disse.

Planejamento

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio deu início, desde fevereiro, a um Seminário de Planejamento com as equipes que compõem a Assistência Social com o objetivo de qualificar e aprimorar os serviços já ofertados no município. A atividade conta com oficinas de planejamento, palestras e outras atividades que estão acontecendo em várias etapas. Para a Secretária Samara Cordeiro, a iniciativa visa fortalecer ainda mais os serviços ofertados pela Secretaria ao público assistido. “Com essa capacitação, além de ampliar e aperfeiçoar o conhecimento de toda a equipe, também é possível construirmos juntos um Planejamento para o ano de 2022, de modo que as ações, programas, projetos e serviços ofertados sejam aprimorados para atender a cada dia mais e melhor à  população de Eusébio”, concluiu.