Prefeitura de Eusébio realiza programação dedicada à Primeira Infância

sexta-feira | 28/07/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizará no mês de agosto várias ações voltadas para a Primeira Infância. Já que agosto é o mês alusivo da Primeira Infância no Município de Eusébio. As ações serão realizadas em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Saúde. As ações serão realizadas até o dia 31 de agosto. A programação se inicia no CRAS Francisca Ribeiro com a palestra “Fortalecendo os vínculos através do brincar” no dia dez de agosto.

Samara Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social destaca a importância das atividades. “A Primeira Infância é um dos focos das ações da Prefeitura de Eusébio. Este ano, teremos uma programação em conjunto com outras secretarias, o que fortalece ainda mais a programação”, destacou.

Confira a programação:

Programação da Assistência Social

10/08/2023 -Manhã – “Fortalecendo os vínculos através do brincar”
Atividade 1 – A importância do cuidado e do afeto com as crianças.
Atividade 2 – Atividade do túnel.
Público alvo: Crianças de até 06 (seis) anos acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e seus responsáveis.
Local: CRAS Francisca Ribeiro

17/08/2023 – Manhã – “A importância do brincar na Primeira Infância”
Trabalhar o desenvolvimento integral na Primeira Infância (físico, cognitivo social e emocional). Público alvo: crianças de até 06 (seis) anos, acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e seus responsáveis.
Local: CRAS Sede

Reunião e apresentação do Projeto Florescer: Acolhimento e Auto Cuidado – Grupo de gestantes. Apresentação das ações existentes para gestantes, na Unidade Básica de Saúde do território. Público alvo: um grupo de 25 (vinte e cinco) gestantes. Local: CRAS Jabuti

17/08/2023 – Tarde – Reunião Intersetorial para discussão sobre a implantação da Lei 2098 de Junho de 2023, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil. (Secretarias: Assistência Social, Educação e Saúde).

21,22,23 e 24/08 – Visitas domiciliares do Programa Criança Feliz com foco na parentalidade positiva e fortalecimento de vínculos.

Programação da Educação
De 01 a 04/08 – Ações de fortalecimento de vínculos, e contos de histórias.
De 8 a 12/08 – Ações sobre alimentação saudáveis.
De 14 a 18/08 – Ações junto ao DEFE (Departamento de Educação Física) ressaltando a importância da atividade física desde a infância para o desenvolvimento saudável.
De 21 a 25/08 – Ações enfatizando os valores humanos e a importância desse trabalho na Primeira Infância

Programação da Saúde
“Semana Mundial do Aleitamento Materno”
Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá
01/08/2023 – 14h – Exposição de fotos – Cada gota importa;
02/08/2023 – Educação em Saúde – sala de parto;
03/08/2023 – 09h – mamaço; 14h – Coleta de Leite Humano;
04/08/2023 – 14h – Coleta de leite Humano;
05/08/2023 – Educação em saúde – enfermarias;
06/08/2023 – Educação em saúde – enfermarias;
07/08/2023 – Encerramento da Semana – Profissionais do HMDS.
03/08/2023 – às 8h – Palestra – “A importância da saúde mental no aleitamento materno”. Local: Unidade Básica de Saúde – Parque Havaí

Programação da Cultura

Volta as aulas das turmas:
Escola de dança: Baby Class- (Ballet) e Baby Jazz – (jazz)
Escola de Idiomas: Inglês e Espanhol
Escola de Artes: Capoeira
Polos Santo Antônio, Mangabeira e Jabuti:
Baby Class – Ballet e Inglês Infantil
Cine Biblioteca todas as sextas feiras
Horario:16h
Local: NAEC – Biblioteca
31/08/2023 – Contação de História
Horário: 10h e 16h
Visita Guiada com marcação prévia das datas pela Biblioteca.