Prefeitura de Eusébio realiza reunião do GGIM

segunda-feira | 16/06/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), realizou a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, tem como objetivo unir todas as secretarias municipais em ações de segurança e cidadania para os munícipes do Eusébio.

O encontro, coordenado pelo prefeito Júnior, tratou de diversos assuntos referentes à questão da segurança pública. O prefeito Júnior disse ter ficado feliz com a decisão do Senado Federal de aprovar o uso de armas de fogo pelas Guardas Municipais. “O relatório da senadora Gleisi Hoffmann retrata tudo que estamos fazendo aqui, que é a integração da nossa Guarda com a Polícia, no sentido de reduzir os índices de criminalidade. É a municipalização da segurança pública cada vez mais próxima. Temos feito o que está ao nosso alcance, apesar dos poucos recursos”, disse.

O prefeito falou ainda da possibilidade do Eusébio vir a instalar nas suas vias uma iluminação de LED, que melhoraria a iluminação pública e reduziria bastante o custo da Prefeitura. “Estamos trabalhando para isso, apesar do custo da instalação ser cara, mas vamos fazer um projeto piloto na Praça do Pólo de Lazer”, afirmou.

Com relação ao concurso realizado para Guardas Municipais, o prefeito observou que foram convocados os 50 primeiros e mais 33 para participarem do curso de formação. “Esses 33 poderão ser chamados a assumir em casos de necessidade. Hoje temos 126 guardas municipais, com mais 50 passaremos a 176, um contingente adequado para nossa população”, asseverou.

O prefeito destacou ainda que devido à realização da Copa do Mundo, a prefeitura resolveu não realizar a festa de São João neste ano, por problemas de segurança, já que todo o efetivo será deslocado para a Capital, devido os jogos e os possíveis protestos que acontecerão. “Achamos mais prudente não realizar a festa que acontece em um período de até cinco dias, mas no Dia 23 teremos uma vasta programação, iniciando com esportes, cultura e à noite, após o jogo do Brasil teremos quadrilhas no Pólo de Lazer”, frisou.

Ficou acertado ainda que serão realizadas blitze em toda a cidade, nos dias de jogos do Brasil devido o grande índice de consumo de bebida alcóolica. O secretário de Cultura, Léo Abreu, observou que em reunião com os barraqueiros, informou sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores e que no caso de flagrante a mercadoria será apreendida e só liberada no final do evento.

A segurança será reforçada nos locais onde a Prefeitura vai dispor telões para que a comunidade assista aos jogos da Seleção Brasileira – na Praça 23 de Junho (Sede), Praça do Jabuti KM 20, Praça do Santo Antônio e Praça da Mangabeira.

Quanto aos plantões de Guarda Municipal para conter a poluição sonora ficou acertado que será solicitada a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) que realize plantão nos fins de semana e feriado para recebimento dos equipamentos apreendidos pelas blitze.

Com relação ao apoio do Conselho Tutelar, quando da apreensão de menores infratores pela Polícia, o conselheiro Edney Castro informou que pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o pai o responsável é quem deve ser acionado para assinar o termo de compromisso para a liberação do menor, e no caso de ausência este deve ser recolhido para uma unidade de atendimento socioeducativo.

A pedido do prefeito o Conselho Tutelar vai disponibilizar nos 30 dias que acontecerão a Copa do Mundo, o nome e telefone dos conselheiros plantonistas para a Polícia, para que sejam acionados em caso de necessidade.

Participaram da reunião, o prefeito Junior; o secretário de Cultura, Léo Abreu; o secretário de Saúde, Mário Lúcio; a assessora de Políticas para Mulheres, Elêusis Gonçalves; o comandante do Ronda do Quarteirão do Eusébio, capitão Giorgio Gonçalves; o representante do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Josely Julião Jr.; o tenente Coronel Ramos, do 15o Batalhão da Policia Militar; Katiana Moura, do Creas, Danilo Paixão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Edney Castro do Conselho Tutelar.