Prefeitura de Eusébio realiza segundo mutirão de mamografias de 2022

segunda-feira | 23/05/2022
São 240 mamografias a serem realizadas nessa etapa, sendo 80 por dia (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, realiza o 2° Mutirão de Mamografias de 2022 a partir desta segunda-feira (23) até esta quarta-feira (25). Os exames são realizados através de um mamógrafo digital que funciona no caminhão “Amigo do Peito” que ficará estacionado no estacionamento do Shopping Eusébio. São 240 mamografias a serem realizadas nessa etapa, sendo 80 por dia, de 8h as 16h, tendo como público alvo mulheres com idades entre 40 e 69 anos.

Segundo Yara Steremberg, assessora especial de Políticas para as Mulheres, os exames têm previsão de entrega em 30 dias. Nesse período o exame passa por uma avaliação do próprio prefeito Acilon Gonçalves, que é médico, e no caso de algum diagnóstico complementar, ele mesmo encaminha a solicitação. Os agendamentos para a realização dos exames já foram realizados previamente pelas Unidades Básicas de Saúde (Postos).

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a prevenção deve ser a prioridade para todas as mulheres com relação a essa problemática do câncer de mama, por ser a principal causa de mortes de mulheres no país. “Temos todo cuidado com esse quesito e faço questão, como medico obstetra, analisar cada exame assim quer recebo da Dra. Yara e em caso de necessidade faço os encaminhamentos necessários para exames complementares ou tratamentos”, disse.

Neste ano, a Prefeitura realizará 1.200 mamografias, distribuídas em cinco mutirões. O primeiro, que foi realizado em março, realizou 237 exames. A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama.