Prefeitura de Eusébio realiza Semana da Pessoa com Deficiência

sexta-feira | 22/09/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura Municipal de Eusébio abriu nesta quinta-feira (21) a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Joaquim Gregório dos Santos. O objetivo da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas, bem como pelo respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos. A proposta, nesse sentido, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade eusebiense a participar da luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Alunos do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais – NAMME, Centro Especializado em Reabilitação – CER, Unidade Especializada para Pessoa com Autismo – UEPA, Departamento Curricular Inclusivo – DCI estiveram presentes no evento. Na ocasião, os alunos da UEPA apresentaram um número musical com o tema nordestino e a banda de percussão Tia Lú também fez uma apresentação especial.

Elieuda do Vale, Coordenadora do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais – NAMME, destaca a que dentro da Semana da Pessoa com deficiência será realizado um Cadastro das pessoas com deficiência de Eusébio. “Iremos fazer um levantamento e um cadastro de todas as pessoas com deficiência de Eusébio, não somente os que estão nas escolas da cidade. O dia D será nesta quinta-feira (22) em uma ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Nesse levantamento nós iremos identificar os tipos de deficiência. E, posteriormente iremos para outros bairros para fazer esse levantamento”, disse.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves destaca que a gestão tem dados o zelo necessário para as pessoas com deficiência e aponta a novidade que ainda neste mês os paciente do CER terão serviços oftalmológicos. “Temos tido todo o zelo de buscar o acompanhamento dos deficientes auditivos. Temos o cuidado com as pessoas com problemas cognitivos. E, aproveito aqui a oportunidade para dizer que até o final do mês o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a UEPA recebem o serviço de oftalmologia para dar o cuidado todo especial ao deficiente visual. E, vou prometer aqui também que estive com o secretário de obras cobrando o piso tátil nos locais onde tem pessoas com deficiência visual, como escolas e equipamentos públicos”, destacou.

O evento contou com a presença da Primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves, da secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, da chefe de Gabinete Tamara Holanda, do presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Nildinho, dentre outras.

Confira a programação da Semana da Pessoa com Deficiência

DIA 22/09 – Dia D’ Assitência integrada – Uma oferta de amor e serviços (pré-cadastro da pessoa com deficiência)
HORÁRIO: 8h às 12h

DIA 23/09 – AÇÃO: Mãos que ajudam as pessoas com deficiência