Prefeitura de Eusébio realiza Semana da Pessoa com Deficiência

terça-feira | 12/09/2023

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizará entre os dias 21 e 29 de setembro a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A campanha foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e iniciará no dia 21 de setembro, sinalizando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituída através de movimentos sociais que visavam garantia de direitos. A abertura do evento será na quadra do Ginásio Poliesportivo Joaquim Gregório dos Santos às 8h30.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi instituída pela Lei nº 1.549, de 18 de setembro de 2018. A semana é promovida em parceria com o Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais – NAMME, Centro Especializado em Reabilitação – CER, Unidade Especializada para Pessoa com Autismo – UEPA, Departamento Curricular Inclusivo – DCI.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas, bem como pelo respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos. A proposta, nesse sentido, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade eusebiense a participar da luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Elieuda do Vale, Coordenadora do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais – NAMME, destaca a importância da Semana da Pessoa com deficiência. “A Semana da Pessoa com Deficiência é importante e vem com o propósito de fazer com que a pessoa com deficiência seja protagonista. Que ela possa se apresentar na sociedade sem ter medo dos preconceitos que existem. E, que a pessoa com deficiência possa saber dos seus direitos e que ela possa dizer o que ela quer encontrar aqui no município, que ela possa se sentir bem mesmo com suas limitações”, destacou.