Prefeitura de Eusébio realiza Semana do Meio Ambiente Virtual

sexta-feira | 05/06/2020

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), inicia nesta sexta-feira, 5, a Semana do Meio Ambiente, neste ano, com edição totalmente virtual devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do coronavírus. A ideia, segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, é apresentar a Autarquia e seus setores à população. “Diariamente através de vídeos publicados nos canais de comunicação da Prefeitura um tema será abordado”, disse.

Nesta sexta-feira, dia 05, a AMMA está publicando uma fala oficial da Prefeitura, com a participação da Banda de Música do Município, tocando o Xote Ecológico, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que transcorre hoje. Neste sábado, dia 06, o presidente Túlio Studart fará um pronunciamento à população sobre os trabalhos realizados pela Autarquia ao mesmo tempo apresentando a programação da semana e destacando os registros de ações ambientais nascomunidades.

Na segunda-feira, dia 09, a programação segue com a exposição virtual sobre as ações realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental, que tem realizado atividades nas escolas e nas comunidades de conscientização e preservação do meio ambiente, entre elas: blitze ambientais, palestras, doação de mudas; plantio; introdução da coleta seletiva nas escolas e órgãos públicos, entre outras ações. A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, afirma que as ações têm proporcionado uma participação maior da comunidade, no tocante a preservação do meio ambiente no município.

No dia 10, o tema será “Conhecendo o Sistema de Licenciamento Ambiental” que é um dos setores mais importantes da AMMA, que tem zelado pelo bom cumprimento das normas ambientais no tocante as construções e impedindo agressões ao meio ambiente. No dia 11, a abordagem será sobre “Fiscalização, Preservação e Conservação”. Essa área tem contribuído para a redução de crimes ambientais, poluição sonora, visual, do ar e dos mananciais, limpeza e manutenção de praças e espaços públicos, tendo uma atuação ativa em todo município.

No dia 12, o tema será sobre “Curiosidades do Controle Urbano”. Esse setor recebe, analisa e aprova projetos de obras particulares e de parcelamentos do solo urbano. Já na fase das obras, acompanha e fiscaliza. Também tem a função de planejar, propor e implantar adequações e alterações no zoneamento e no uso e ocupação do solo, bem como autorizar serviços em áreas públicas e obras particulares em geral.

No dia 15, o tema a ser abordado será o “Sistema de Coleta Seletiva”, um dos programas mais premiados e reconhecidos de Eusébio, hoje atuando em 100% do município, recolhendo materiais recicláveis, reduzindo a poluição ambiental e ao mesmo tempo proporcionando emprego e renda para os catadores do município. A coordenadora do Sistema, Jaíres Lima, acentua que o Sistema hoje, mesmo em tempo de isolamento social, vem cumprindo sua função e contribuindo com a manutenção e preservação do meio ambiente.

No dia 16, no encerramento da Semana Virtual do Meio Ambiente, o tema abordado será o Plano de Arborização. A AMMA tem realizado desde 2018, um programa que visa ampliar os espaços verdes da cidade, iniciando pelos espaços públicos. Para tanto, a AMMA instalou um viveiro de mudas. Lá sãorecebidas mudas de plantas como compensação de empreendimentos que derrubam árvores em suas construções. Por cada árvore derrubada a AMMA recebe três mudas, que são plantadas em praças e ruas da cidade e doadas à população.