Prefeitura de Eusébio realiza VI Conferência Municipal de Adolescentes

quinta-feira | 28/07/2022

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio, realiza nesta sexta-feira (29) a VI Conferência Municipal de Adolescentes de Eusébio, com o tema Intersetorialidade: Diretriz prioritária na garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Esporte e Juventude de Eusébio – SEJUV das 8h às 15h30.
Irão participar da VI Conferência, 100 adolescentes representantes das escolas de Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Eusébio, além de representantes de Organizações da Sociedade Civil, parceiras do Município e das Secretarias Municipais.

O Tema Nacional da Conferência é: “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de Pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A programação do evento contará com uma Palestra do Unicef feita pelo Consultor de Adolescentes do Selo Unicef, Nilson Silva; divisão de grupos de trabalho, onde os adolescentes irão apontar os caminhos, segundo suas realidades, para essa análise dos Direitos Humanos em Tempos de Covid-19 e ainda um momento de exercício do direito de brincar, com jogos e movimentos artísticos no local.

De acordo com Makciel Castro, Coordenador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA destaca a importância da realização das Conferências.
“As Conferências da Criança e do Adolescente representam a participação social no campo das políticas públicas. Todas as conferências contribuíram para a construção e implantação no país de uma política de garantia de direitos de forma integral. Este espaço é de fundamental importância para avaliarmos e propormos juntos ações que sirvam de direcionamento para a gestão municipal, que muito já tem feito pelas crianças e adolescentes de Eusébio, para a gestão estadual e nacional que também têm a missão de contribuir conosco”, disse.

08:00 h – Recepção com Credenciamento e Café da Manhã

09:00 h – Composição da Mesa de Abertura

09:30 h – Exposição Dialogada – PROTAGONISMO Nilson Silva – Mobilizador dos Mobilizadores de Adolescentes do UNICEF Ceará

10:00 h – Apresentação dos Eixos Temáticos e Perguntas Provocadoras – Makciel Castro