Prefeitura de Eusébio realiza VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

segunda-feira | 13/03/2023
A Conferência foi realizada no Auditório da Fiocruz. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Trabalho e Renda realizou na sexta-feira (10), a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio. O evento foi realizado do auditório da Fiocruz e teve como tema geral a “Situação dos Direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: Violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para preparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade”. E como tema municipal: “Intersetorialidade – Diretriz prioritária na garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Iara Ribeiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio (CMDCA) destaca que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes acompanha todas essas políticas públicas desenvolvidas para crianças e adolescentes. “Tivemos a oportunidade aqui de ver o que os jovens pensam, quais são as ideias, o que eles querem de mudança, e a Conferência vem para isso. O Conselho quer justamente acompanhar para poder executar e estar perto da Prefeitura e perto dos órgãos de governo para executar essas políticas públicas”, disse.

Acilon Gonçalves, Prefeito de Eusébio incentivou os adolescentes para o protagonismo e troca de ideias. “Nós estamos recuperando dois anos perdidos pelo Covid-19. Por isso que o tema municipal de intersetorialidade é fundamental. Nós faremos de tudo para trabalharmos os eixos que forem decididos aqui no final da Conferência. A grande importância de vocês é de trocar ideias e não esqueçam de soltar o protagonismo de vocês, produzam ideias para que nós possamos levar para outras instâncias. Contem conosco!”, destacou.

Na ocasião, foram formados grupos de trabalho que foram conduzidos pelos adolescentes do NUCA, que se revezaram na coordenação e gestão dos grupos. Os grupos apresentaram as propostas escolhidas dentre os cinco temas abordados. Após o debate dos temas, as apresentações foram encerradas e foi realizada a escolha de delegados para participar da X Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento teve a presença do secretário municipal de Educação, Júlio César Alexandre, da secretária de Desenvolvimento Social Samara Cordeiro, do presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereador Nildinho, do secretário de Cultura, Tarcísio da Cultura e do secretário de Saúde, Josete Malheiro.

Vejam os grupos e temas discutidos:

Grupo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
Grupo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19.
Grupo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.
Grupo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
Grupo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.