Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio realiza X Conferência Municipal de Saúde

segunda-feira | 27/03/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME


A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na sexta-feira (24/03), a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Eusébio, com o tema: “Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. – Amanhã vai ser outro dia”.

Durante o evento, os participantes debateram eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” com Vicente de Paulo Monteiro Vieira; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” com Luciana Pereira Lindmeyer; “Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, com Ivna Silva Andrade e, o último eixo “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”, com Luciano Bezerra Falcão Júnior.

A coordenadora da Fiocruz/Ceará, Carla Celedônio, deu boas-vindas aos participantes da X Conferência Municipal de Saúde de Eusébio e destacou que em breve será instalado no equipamento mais um laboratório de desenvolvimento de vacinas. “A Fiocruz tem uma expectativa de ainda neste ano, instalar um laboratório de desenvolvimento de Biomanguinhos, que é a unidade produtora de biológicos na Fiocruz. O Biomanguinhos foi o responsável por acolher e fazer a transferência de tecnologia da vacina da Covid 19 no país”, destacou.

O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros destacou as ações realizadas pelo município após a 9ª Conferência Municipal de Saúde, “à implantação do Centro Especializado de Reabilitação, a implantação dos leitos permanentes de UTI no Hospital Amadeu Sá, a implantação do CAPS AD 24h, a ampliação de novas equipes de saúde da família e investimentos nos equipamentos de atenção básica no município”, destacou.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio pontou a importância de pensar a saúde no município. “Estivemos juntos na Conferência e foi um momento importante para pensarmos a situação da saúde no município, a estrutura, os processos de trabalho e formular diretrizes que resultem em ações de melhorias, e levar tudo isso para a próxima etapa da Conferência, que é a estadual. É preciso garantir os direitos à saúde e principalmente, defender o Sistema Único de Saúde”, pontuou.