Prefeitura de Eusébio realiza Mutirão de Prevenção do Câncer de colo de útero

sexta-feira | 03/02/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Mutirão de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. Um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no País. Em Eusébio, todas as Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas para a realização do Mutirão agendando a coleta de exames para mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

“Esse agendamento é realizado diretamente no posto de saúde perto da residência e os exames como Papanicolau são realizados pelas enfermeiras nos postos de saúde”, destacou Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio.

A principal causa do câncer de colo de útero é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio reforça a importância da prevenção e que as mulheres façam os exames para evitar o câncer que mais mata mulheres no país. “Nós temos aqui no Eusébio as condições necessárias de fazer sua prevenção anualmente. Portanto, não dê chance ao câncer, faça os exames e reforço que vocês, mulheres de nosso município, tenham a sua prevenção em dia”, destacou.