Prefeitura de Eusébio reconhece importância dos Agentes de Saúde e de Endemias

terça-feira | 04/10/2022
Prefeito Acilon destaca a importância das duas categorias para a Atenção Básica de Saúde (Foto Levy Oliveira/PME)

Hoje, dia 4 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias. A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza estes profissionais, que são a base do Sistema Único de Saúde (SUS). No Eusébio, são 54 agentes comunitários de Saúde e 54 agentes de endemias que cobrem a maior parte do território do município.

O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro é gestor do Sistema Único de Saúde praticamente desde o nascedouro (reconhecimento) das duas categorias profissionais, que são os agentes de saúde e os agentes de endemias, “acompanho a trajetória de suas lutas desde o início e também pude vivenciar os ganhos decorrentes das suas atuações. Meu sentimento é de respeito, agradecimento e reconhecimento a estes valorosos profissionais do SUS” disse.

Segundo a presidente da AAGEME – Associação dos Agentes de Endemias do Município de Eusebio, Patrícia Ferreira, este 4 de outubro é uma data histórica. “Fazemos parte da atenção básica de saúde e estamos diariamente na casa das pessoas, conhecemos os problemas, seus os anseios, dificuldades. Tivemos este ano uma grande vitória com a aprovação pelo Congresso Nacional do piso salarial da categoria. Também estamos participando de um curso técnico e só temos que agradecer à prefeitura de Eusébio, que nos tem dado, a devida atenção. Que todos agentes comunitários de saúde e de endemias se sintam parabenizados”, concluiu.

O prefeito Acilon Gonçalves parabenizou as duas categorias e disse que a Prefeitura do Eusébio foi a segunda do Ceará a implantar o piso salarial das duas categorias, seguindo o exemplo de Aquiraz, e está investindo na capacitação e melhores equipamentos de trabalho para esses profissionais. “Reconhecemos a grande importância deles para a Atenção Básica, pois eles conhecem as reais necessidades da população e trabalham a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo. São essenciais para a gestão poder planejar as ações nos territórios. Parabéns às duas categorias por esse dia e que continuem trabalhando para a melhoria da saúde de nossa população”, enfatizou.