Prefeitura de Eusébio reforça cuidados contra o mosquito Aedes aegypti

sexta-feira | 09/09/2022
O trabalho de inspeção predial continua sendo realizado no município (Foto: SME/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e seu Departamento de Endemias, continua realizando medidas preventivas de combate as arboviroses. Atualmente o município está realizando o 5º Levantamento de Índice Amostral (LIA) que foi iniciado no dia 15 de agosto passado. Até o presente momento foram inspecionados 7.616 imóveis com três amostras suspeitas coletadas, mas nenhuma positiva. Esse trabalho vem sendo realizado com constância diante dos inúmeros casos de dengue no Estado.

Segundo o coordenador do Departamento de Endemias, Iones Ferreira, os agentes de endemias continuam realizando o trabalho de borrifação em imóveis que tenham casos confirmados de arboviroses e realizando visitas em pontos estratégicos como borracharias, sucatas, oficinas, a cada 15 dias. “Esse trabalho é constante, principalmente neste ano onde tivemos um inverno atípico, com chuvas até o mês de agosto”, disse.

Com relação ao 4º LIA, que foi concluído no dia 12 de agosto, foram inspecionados 44.690 imóveis com 37 amostras suspeitas coletadas, desse total 21 imóveis foram positivas, isto é, apresentaram larvas do mosquito Aedes aegypti e em 16 imóveis as amostras foram negativas. “Dividimos o município em 45 áreas de trabalho, onde atuam 50 agentes de combate as endemias. Hoje temos um Índice de Infestação Predial de 0,44, que é considerado baixo pelo Ministério da Saúde”, ressalta Iones.

Já no mês de julho, oito Agentes de Combate as Endemias treinaram 34 servidores da Unidade  Ultra Baixa Volume (UVB) que realiza a borrifação, para o controle de arboviroses. “Ressaltamos ainda que de maio a julho deste ano, realizamos vacinação antirrábica de cães e gatos aos sábados em vários condomínios do município, o que nos ajuda a alcançar a meta de vacinação preconizada pelo Estado”, concluiu.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Prefeitura da Eusébio realiza um trabalho contínuo de inspeção de imóveis para eliminação de focos do mosquito, ações de educação em saúde e mobilização social para conscientização do público, monitoramento de área de grande fluxo como praças e sucatas, recolhimento de pneus, além de vistorias de terrenos abandonados. “Contamos com o apoio da população para que nos auxilie nesse trabalho que é continuo. Ficando cada um responsável por sua casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito, não acumulando lixo, está protegendo a si e ao próximo”, disse.

Algumas medidas simples podem ser feitas em casa, tais como:

– Vedar tonéis, caixas d’água, e quaisquer outros recipientes que armazenam água;

– Colocar areia nos pratos de vasos e plantas para evitar água parada;

– Evitar entulhos em espaços que possam armazenar água;

– Manter as calhas limpas, bem como ralos, de preferência com aplicação de tela;

– Limpar e escovar com frequência vasilhas de água e comida dos animais, mantendo-os limpos;

– Manter lixeiras fechadas o tempo todo;

– Cobrir piscinas e manter lonas esticadas;

– Limpar a bandeja externa da geladeira e a bandeja coletora do ar-condicionado;

– Utilizar repelentes, observando sempre o tempo de reaplicação contido no rótulo e aplicando 15 minutos depois de outros produtos, como filtro solar, hidratantes e maquiagens;

– Manter portas e janelas fechadas, sobretudo no período do nascer e pôr do sol. Se possível, instalar telas de proteção nas janelas;

– Quando possível, utilizar roupas claras que cubram a maior parte do corpo;

– Utilizar mosquiteiro nas camas e berços;

– Em caso de suspeita de dengue, zika, ou chikungunya, buscar a unidade de saúde mais próxima.