Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio reinicia em fevereiro campanha de adesão dos moradores à coleta seletiva

quinta-feira | 19/01/2023
O material é reciclado no Galpão da Associação dos Catadores e Catadoras de Eusébio (Foto: Fundação Alphavlle/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), e seu Departamento de Educação Ambiental, divulgou o calendário de visitas casa a casa com o objetivo de ampliar a adesão da população à coleta seletiva. As visitas terão início em fevereiro e prosseguem até novembro. Os trabalhos serão iniciados pelo bairro Centro, na primeira quinzena de fevereiro e prosseguem a Lagoinha, na segunda quinzena.

Durante a ação, os agentes ambientais, formados pelos próprios catadores e técnicos da AMMA, distribuem material de divulgação da coleta mostrando o que pode ser reciclado e falam sobre a importância da separação do lixo reciclável do comum. O  calendário de visitas segue no mês de Março, nos bairros Coité e Tamatanduba; em Abril, no Parque Havaí, Urucunema e Vereda Tropical; Maio, Autódromo, Novo Portugal e Mangabeira; Junho, Precabura, Cararu e Quadras; Julho, nas Guaribas, Pires Façanha e Amador; em Agosto no Coaçu e Encantada; Setembro, no Santa Clara, Cidade Alpha e Santo Antônio; em Outubro, no Jabuti e Timbu e em novembro no Olho D’água.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Stella Barros, as visitas tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva e sobre os cuidados que devemos ter com relação ao meio ambiente, “ao mesmo tempo que mostramos o que esse projeto vem fazendo pelos catadores, dando aos mesmos dignidade e renda para o sustento de suas famílias”, disse.

A coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, destaca que a coleta coletiva no ano passado recolheu 380 toneladas de resíduos sólidos recicláveis que foram comercializados com empresas de reciclagem, possibilitando o sustento dos catadores associados na Associação dos Catadores e Catadoras de Eusébio (ACCEU). Atualmente a coleta é feita por dois caminhões e 30 catadores. Para este ano, a meta é recolher 43 toneladas por mês.

O prefeito Acilon frisou que o objetivo da ampliação da coleta seletiva é criar a cultura de corresponsabilidade da população com relação a preservação do meio ambiente. “Ao expandirmos essa prática para todos os bairros, vamos ter uma cidade mais limpa e teremos também a redução dos gastos públicos, com a redução do envio de resíduos para o Aterro Sanitário de Aquiraz”, ressaltou.