Prefeitura de Eusébio reinicia Mutirão de Mamografia no dia 14

quarta-feira | 06/12/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher e a Secretaria de Saúde, reinicia os mutirões de mamografia no dia 14 de dezembro para atender as comunidades que ainda não receberam a visita da Unidade Móvel “Amigos do Peito”, como também realizar atendimento das mulheres que não realizaram o exame nas comunidades já atendidas. Nessa data, a Unidade Móvel estará estacionada no Mercado Central do Eusébio, que fica situado na Avenida Eusébio de Queiroz. O funcionamento será a partir das 7 horas da manhã.

O objetivo é realizar 40 atendimentos pela manhã e 40 à tarde com as mulheres de 50 a 69 anos. Nos dias 14 e 15 de dezembro, no Mercado Central, serão atendidas as mulheres do Amador, Parnamirim, Guaribas, Cauaçu e Encantada. Já nos dias 16 e 17, no mesmo local será a vez das mulheres da Tamatanduba, Lagoinha, Parque Havaí, Autódromo e Urucunema;

Segundo a Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher de Eusébio, Yara Steremberg, o cronograma de atendimentos continua nos dias 18, 19 e 20, na Praça da Mangabeira, quando as mulheres da Mangabeira, Cararu, Olho D’água e Timbú farão o exame. A programação continua no dia 21, no Ginásio Poliesportivo do Santo Antonio, para atender as mulheres daquela comunidade.

O mutirão será finalizado no dia 22 de dezembro no Ginásio da Escola Raul Tavares II, para atender as comunidades do Jabuti km 19, Jabuti km 20 e Jabuti km 21. Yara observa que os pedidos dos exames de mamografia foram feitos durante a campanha Outubro Rosa, durante o atendimento nos postos de saúde realizados pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves, pelo deputado Bruno Gonçalves, pelo ex-prefeito Júnior e demais médicos do município. Ela observa que a entrega dos resultados acontecerá 30 dias após o exame realizado pelo próprio prefeito Acilon Gonçalves.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura dará continuidade no próximo ano com os mutirões para que as mulheres realizem o segundo exame indicado pelas autoridades de saúde. Ele observa que o exame pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como

nódulos, ou calcificações. “Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama”, assevera o gestor municipal.