Prefeitura de Eusébio reinicia o Programa de Complementação Alimentar

quarta-feira | 29/01/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), reiniciou nesta semana as atividades do Programa de Complementação Alimentar, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita de R$ 180,00 e que não participe de nenhum outro projeto oferecido pelo Executivo. Os beneficiados fazem juz, mensalmente, a uma cesta básica reforçada que garanta uma boa alimentação ao núcleo familiar.

No Eusébio, participam do programa 480 famílias em todo o município. A Prefeitura concede três tipos de cestas – a destinada à pessoas com problemas crônicos de saúde; a Cesta 8, para usuários que a composição familiar seja de três pessoas, com um dos membros sendo menor de 5 anos de idade; e a Cesta 9, para famílias cuja composição familiar seja a partir de três pessoas sendo um membro com idade a partir de 6 anos.

“Esse trabalho visa eliminar a pobreza extrema e a fome em nossa cidade. As famílias são acompanhadas por nossas assistentes sociais e, quando superam a situação de vulnerabilidade elas dão a vez a outra família necessitada”, destaca o prefeito Júnior. Ele observa que os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) realizam a triagem das famílias cadastradas, observando rigorosamente os critérios fixados, dentre eles, que o núcleo familiar não participe de nenhum outro programa social do município.

Nesta quarta-feira as famílias de oito localidades (Mangabeira, Cararu, Cauaçu, Olho D’água, Encantada, Timbu, Novo Portugal e Precabura) receberam suas cestas no CRAS da Mangabeira, pela manhã.

Foram 132 famílias que receberam cestas do tipo 8 e 9. Dona Girlene Sousa Costa, da localidade de Encantada, foi a primeira da fila. Ela recebeu uma cesta do tipo 9, que contém 10 quilos de arroz; duas latas de óleo; dois pacotes de macarrão; dois pacotes de massa de milho; dois pacotes de bolacha; dois pacotes de soja; cinco quilos de feijão; cinco quilos de açúcar; três quilos de farinha; um quilo de sal; um pacote de café e um quilo de carne.