Prefeitura de Eusébio renova adesão ao Peteca e reforça compromisso em combater o trabalho infantil

quinta-feira | 16/02/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta quinta-feira (16), no auditório da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV) foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Eusébio e Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT/CE), por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), renovando a adesão e parceria.

“Todo o ano é feita a pactuação com a assinatura do Prefeito se comprometendo a aplicar o Peteca nas escolas municipais do quarto ao nono ano. E, nós da Secretaria Municipal de Educação estamos sempre fazendo a prevenção e conscientização sobre a temática do trabalho infantil que ainda é uma mazela social e uma violação de direito que acontece muito na sociedade”, disse Jéssica Soares, psicóloga e coordenadora do Peteca em Eusébio.

A Secretaria Municipal de Educação de Eusébio (SME) tem focando muito em atender com qualidade as crianças e jovens da educação infantil até o nono ano do ensino fundamental, o combate ao trabalho infantil é um dos focos da SME. A secretaria possui programas e projetos específicos em busca de erradicar o trabalho infantil em Eusébio, como por exemplo, o Departamento de Projetos e o Busca Ativa, por meio da ação que se desenvolve no Selo Unicef.

Júlio César Costa Alexandre, secretário de Educação de Eusébio destaca: “estamos muito centrados em oferecer uma boa escola que garanta a boa aprendizagem curricular, pois quando o aluno está dentro da sala de aula aprendendo, ele dificilmente vai abandonar a escola e dificilmente ele vai ser explorado com o trabalho infantil. E, para acabar com o trabalho infantil nós temos que assegurar com qualidade uma boa educação e ao mesmo tempo fazer uma ação corretiva com a sociedade que tem esse indicador como referência”, destacou. Já Marta Mendes, articuladora do Selo Unicef em Eusébio ressalta que neste ano as campanhas contra a exploração do trabalho infantil terão continuidade na cidade.

“É importante que as pessoas se conscientizem que criança não é para trabalhar. Então, abaixo de 14 anos elas devem ter a oportunidade de conhecer as coisas boas e que a Educação é primordial para combater o trabalho infantil. Aqui no Eusébio nós somos contra o trabalho infantil”, disse Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.