Prefeitura de Eusébio retoma neste sábado o projeto Sessão de Cinema Adaptada para Autistas

sexta-feira | 01/04/2022

A Prefeitura de Eusébio e o Shopping Eusébio retomam neste sábado, a partir das 9 horas, o projeto Sessão de Cinema Adaptada para Autistas, idealizado pela primeira dama Marta Gonçalves, com o intuito de proporcionar lazer para pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA e seus familiares. A sessão apresentará o filme “Epa! Cadê o Noé? 2” e terá som reduzido e luzes acesas para atender melhor aos participantes.

O projeto de Cinema Adaptado foi pensado para que a pessoa com o espectro autista possa estar exposta e receber os estímulos do meio de forma adaptativa e acolhedora para sua realidade. A primeira-dama Marta Gonçalves observa que o projeto aumenta a possibilidade da pessoa com autismo frequentar outras sessões não adaptadas com o decorrer do tempo.

O projeto tem a supervisão da terapeuta ocupacional Arismênia Lima, que atualmente coordena a Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), que funciona nas dependências do Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Eusébio. Também participou Luana Bezerra, mãe de uma criança autista que tem experiência na área.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que projetos como esse proporcionam a socialização das pessoas com autismo e possibilitam que estejam em ambiente que se sintam seguros, ao lado de pessoas que amam e recebendo estímulos positivos para seus desenvolvimentos. “Nosso objetivo é continuar trabalhando pelo bem estar das pessoas com autismo e seus familiares em todos os aspectos”, enfatizou.