Prefeitura de Eusébio solicita que população mantenha medidas de prevenção ao Aedes Aegypti em seus lares

quinta-feira | 02/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, solicita a população eusebiense para continuar, de forma permanente, em suas residências, com o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, mesmo com todas as atenções voltadas para o combate ao Coronavírus, os moradores não podem baixar a guarda com relação ao combate ao mosquito.

Ele lembra que a maioria dos casos e epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti ocorrem no atual período das chuvas, em razão das condições ambientais estarem mais propícias ao desenvolvimento dos ovos. “Por isso, é importante manter higiene e ter cuidado com todos os locais que podem acumular água parada em qualquer época do ano, pois os ovos são resistentes e podem sobreviver no meio ambiente 450 dias, bastando pouca quantidade de agua como uma pequena poça para que haja a eclosão das larvas” destaca.

Ele observa que nesse período de confinamento social, as pessoas devem ficar atentas e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito em seus jardins e quintais. Além disso, deve manter limpas as caixas d’água e mantê-las fechadas, utilizar repelentes e inseticidas e eliminar água parada. Outras dicas importantes são as seguintes: manter bem tampado tonéis e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água.

Devem também, remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje;encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas, entre outras. Mário Lúcio afirma que a forma de prevenção mais efetiva depende de cada um cumprir o seu papel nessa guerra contra o mosquito.