Prefeitura de Eusébio soluciona falta d’água no Jabuti 19

sexta-feira | 13/06/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras, está buscando uma solução imediata para regularizar o abastecimento d’água na localidade do Jabuti, km 19, com a perfuração de três poços profundos, de uma cisterna e a construção de uma caixa d’água. Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, a falta d’água na região decorre de um problema técnico, pois o encanamento existente tem um diâmetro pequeno o que impede uma vazão maior de água.

“A saída para aquele problema seria colocar uma nova encanação com diâmetro maior, mas para isso teríamos que fazer uma obra em plena BR-116, uma estrada federal, o que dificulta nossa ação. Pedimos ao Dnit, que é o órgão federal responsável pela rodovia, autorização para a obra, mas ele solicitou uma sondagem do subsolo, já que na região existem diversos cabeamentos de celular, internet, gás e fibra ótica. Como a parte interessada é a Prefeitura, estamos estudando a melhor maneira de fazer esse estudo”, observa.

Outra possibilidade seria utilizar o Método Não Destrutivo (MDN), que consiste na escavação de um túnel horizontal utilizando técnicas, equipamentos e materiais, por onde são instalados tubos subterrâneos, sem a abertura de valas na superfície. Dessa forma a obra não teria influência no tráfego, comércio, residências e outras atividades. “O problema é que esse método é muito caro. Mas queremos tranqüilizar a comunidade do Jabuti que estamos estudando a melhor forma de atender a localidade com relação ao serviço de abastecimento de água”, concluiu.