Prefeitura de Eusébio vai realizar limpeza e urbanização das lagoas dos Pássaros, do Polo de Lazer e do Coaçu

quarta-feira | 08/06/2022
Prefeito Acilon Gonçalves esteve na Lagoa dos Pássaros avaliando as condições do local ao lado do secretário adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está com licitação em andamento para os serviços de limpeza e urbanização das Lagoas do Polo de Lazer (Centro), Lagoa dos Pássaros (Guaribas) e Lagoa do Coaçu (Coaçu), importantes espelhos d’água do município. O valor básico do orçamento é de R$ 7.943.299,54 (sete milhões, novecentos e quarenta e três mil, duzentos e noventa e nove reais e cinquenta e quatro centavos) e o prazo de execução, após a finalização do processo de licitação e início das obras, será de 150 dias.

Conforme o secretário-adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, estão previstos vários serviços para os três locais, que serão definidos de acordo com a necessidade de cada espaço. O objetivo é criar três áreas de lazer e convivência para os eusebienses, que se tornarão também pontos turísticos na cidade. Ele destaca que atualmente, o processo de licitação está em andamento, tendo sido publicado parecer do recurso movido por três empresas concorrentes. “Esperamos em breve o fim desse processo para iniciarmos as obras”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves esteve visitando a Lagoa dos Pássaros e afirmou que após a conclusão da licitação, as obras deverão começar em um prazo de 10 dias. “Essa Lagoa será a primeira a receber as intervenções, que preveem a retirada dos aguapés, limpeza, construção de passeios, locais de convivência e equipamentos para o uso da comunidade. Dentre as lagoas previstas nesse processo a dos Pássaros é a menos conhecida, mas é uma das mais belas do município”, comentou.

“Percebemos que o nível da água está 30 cm abaixo da mureta do sangradouro, por isso vamos alargar o sangradouro para que não alague a região em caso de chuvas mais intensas e o nível da água fique no máximo a 20 cm do nível do solo. A licitação está em pleno andamento e quando for concluída essa será a primeira obra que será realizada. Essa lagoa é muito bela e apresenta uma natureza exuberante, por isso merece todo cuidado da prefeitura para ser preservada e entregue para que a população se beneficie dela”, disse Acilon.