Prefeitura de Eusébio vai realizar o Censo Canino e Felino

segunda-feira | 06/10/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, Departamento de Endemias, vai realizar o Censo Canino e Felino, com o objetivo de conhecer o tamanho da população de cães e gatos do município. Neste ano, será iniciado o trabalho a partir de um projeto piloto a ser realizado na comunidade de Santo Antônio/Pedras. A idéia do levantamento, segundo o Prefeito Júnior, tem como motivação, o direcionamento das ações de controle e prevenções de doenças nos animais.

Segundo informações do Departamento de Endemias, o Eusébio tem uma característica diferenciada das demais cidades eminentemente urbanas do Estado, que é uma alta população de cães e gatos. No Censo, será feito o levantamento do número de animais abandonados, com o objetivo de controlar essa população. A idéia é utilizar meios anticoncepcionais, como também direcionar as campanhas de vacinas e de encoleiramento contra doenças como a Raiva e o Calazar.

“Por estar em uma região com muitos sítios, a população canina de Eusébio é bem maior que a de outros municípios do mesmo porte na Região Metropolitana, pois geralmente as pessoas não criam um animal, mas vários. Temos ainda o atenuante de termos passando por nossa região duas rodovias com grande fluxo de trânsito, a BR-116 e a CE-040. Pessoas que não querem mais os animais os abandonam na beira dessas vias, aumentando assim a população de rua”, diz o guarda de endemias, Gilvan Cunha, responsável pelo projeto piloto do Censo na localidade de Santo Antônio/Pedras.

O Prefeito Júnior observa que com o Censo, a prefeitura poderá ter em mãos dados atualizados, sobre o registro dos animais, se participou de campanhas de vacinação anti-rábica, tratamento de Calazar, ou de tratamentos anticoncepcionais, entre outros, que serão importantes para que a Prefeitura planeje as ações para o próximo ano.