Prefeitura de Morada Nova conhece as boas práticas de gestão fiscal do Eusébio

quarta-feira | 27/10/2021
Os técnicos das Secretarias de Finanças de Eusébio e de Morada Nova debateram sobre as boas práticas de gestão fiscal (Fotos: Jully Lioba)

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin), recebeu nesta quarta-feira (27) uma comitiva da Prefeitura de Morada Nova que veio conhecer as boas práticas que estão sendo implantadas visando a melhoria da gestão fiscal do município. Segundo o secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, esta é a quinta prefeitura que busca parceria com o Eusébio em busca da saúde fiscal e da melhoria da arrecadação.

O secretário Cialdini diz ser importante ressaltar que a administração do prefeito Acilon Gonçalves sempre está aberta para compartilhar e cooperar com as demais prefeituras no que diz respeito a melhoria da gestão fiscal. “Estamos aqui hoje com o grupo de Morada Nova e nesse dia apresentamos os processos, modelos e procedimentos de arrecadação que estamos utilizando; como acontecem, na prática, esses processos aqui no âmbito do ISS, IPTU e ITBI e como está sendo feito todo o processo do georreferenciamento,” detalhou.

Outro momento do encontro foi o diálogo entre os técnicos das duas prefeituras para a troca de experiencias. “Conhecemos as boas práticas que eles estão implementando lá em Morada Nova. É mais uma abertura que o prefeito concede aos municípios. Nós já recebemos aqui comitivas de Pindoretama, Cascavel, Aquiraz, Beberibe e tivemos contato também com o secretário de Finanças de São José do Ribamar, no Maranhão, que esteve aqui conosco. Isto é, o Eusébio está disseminando a importância da necessidade da cooperação e compartilhamento das políticas fiscais dos municípios”, destacou Cialdini.

O assessor da Diretoria Tributária da Prefeitura de Morada Nova, Eduilton Girão, que esteve à frente da comitiva, disse que a visita é um complemento de um curso que aconteceu em inicialmente em Morada Nova e o principal objetivo é fazer a integração entre as duas prefeituras para a troca ideias e melhoria das rotinas. “Queremos tanto implementar lá as boas práticas para aprimorar nossos processos internos voltados sempre para a melhoria da arrecadação tributária, como apresentar os avanços que já conquistamos. Essa parceria tem total apoio do Prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, do nosso secretário de Finanças, Márcio Lima e do diretor tributário da Prefeitura de Morada Nova, Marcos Vinício”, disse.

O encontro teve início com a explanação sobre procedimentos na área fiscal/tributária, orçamentária e contábil executados pela Prefeitura de Eusébio, seguida de outra apresentação sobre a gestão contábil e controles da execução. Em seguida, foi realizada uma visita no setor de arrecadação para que os visitantes conhecessem o modus operandi do setor. Após a pausa para o almoço, houve a palestra sobre a prática e os resultados do georreferenciamento e por fim o diálogo de integração sobre Sefin, Procuradoria Geral do Município e a Gestão de carreiras

Participaram desse momento pelo Eusébio, o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini; o assessor Especial de Finanças e Planejamento, que está à frente Execução Orçamentária Financeira, Daniel Carvalho; a coordenadora de Transformação Digital, Silvana Fujita; a agente administrativa, Gil Martins e por Morada Nova: Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro (Fiscal de Tributos); Diego Lacerda Maia (Fiscal de Tributos); Francisco Rogélio da Silva (Fiscal de Tributos); Francisca Josefa de Lima (Fiscal de Tributos); Nívia Carla Bezerra de Almeida (Fiscal de Tributos); Gilka Geanne Barreto Nogueira (Fiscal de Tributos); José Eduilton da Silva Girão, (Assessor da Diretoria Tributária) e Clycia Najara Silva Sousa (Agente Administrativo).