Prefeitura entrega o Posto das Guaribas à comunidade

sexta-feira | 22/12/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22), a Unidade Básica de Saúde (UBASF), José Gomes do Nascimento, na localidade de Guaribas. O evento contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, do deputado estadual Bruno Gonçalves, do Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, do secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho Martildes, demais secretários municipais, vereadores e a comunidade local.

Durante o evento, a Banda Municipal apresentou algumas peças musicais. O prefeito Acilon Gonçalves disse que o novo posto de Saúde atenderá com mais qualidade a população da localidade, “apesar de ficar a 600 metros do posto antigo, vale a pena andar um pouco para ter acesso a um serviço de qualidade”, frisou.

O secretário Mário Lúcio disse que em 2005, quando o prefeito Acilon o chamou para ser secretário, no seu primeiro mandato, disse que queria implantar um sistema de saúde vinculado com a cidadania. “A ideia era construir postos de saúde onde não existia, melhorar os existentes e eliminar os “puxadinhos”, que eram minipostos anexos às escolas municipais”, frisou.

“Iniciamos com os postos do Amador e Parque Havaí, onde não existia atendimento. Depois o do Cararu e o do Autódromo, e o do Jabuti Km 19, resgatando a cidadania dos moradores daquelas localidades. Em seguida passamos a substituir os puxadinhos. Então surgiram os postos da Tamatanduba e do Urucunema. Reconstruímos o do Jabuti 20 e agora construímos os Postos das Guaribas e Novo Portugal. Nas minhas contas foram 10 novos postos e sete outros reformados. Temos ainda três para completar o sistema – Olho D’água, Coaçu e Encantada, que deverão ser construídos futuramente. Quero parabenizar o prefeito Acilon que atendeu uma demanda antiga da comunidade,” concluiu.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, que apresentou a emenda ao orçamento da União para a construção do Posto quando era deputado federal, destacou a amizade com o prefeito Acilon, desde quando eram vereadores por Fortaleza. “O Eusébio é hoje o município com maior desenvolvimento social do Estado, ultrapassando Fortaleza e isso se deve a uma administração voltada para a melhoria de vida da população”, disse.

Segundo o secretário, ele solicitou a emenda parlamentar para a construção do posto inicialmente para o Jabuti, mas como no bairro já existia um posto e não havia terreno disponível, ele procurou o então prefeito Arimatéa Júnior e disse que ele destinasse o recurso para o bairro que tivesse necessidade do equipamento, “então, foi dessa forma que Guaribas recebeu esse equipamento. Quero parabenizar o Acilon, sua administração e a comunidade pelo belo posto de saúde,” pontuou.

O deputado Bruno Gonçalves disse que o Eusébio tem a melhor saúde do Estado, com maior capilaridade nos vários níveis de atenção. “Como deputado, estamos trabalhando para trazer mais recursos para o Eusébio. Conseguimos quase R$ 1 milhão para a aquisição de medicamentos, para que em 2018 tenhamos mais tranquilidade nesse setor. Na área de segurança, conseguimos mais três viaturas tipo Duster e estamos trabalhando para triplicar as viaturas da Polícia e as da Policia Rodoviária Estadual, para auxiliar no combate a criminalidade”, ressaltou.

Ele disse que muitas vezes as pessoas reclamam da demora das obras públicas, mas não sabem a luta contra a burocracia existente. Disse que a passarela da CE-040, por exemplo, está parada porque a Enel não atende um ofício do Governo do Estado para levantar a fiação para a obra ter prosseguimento. Citou ainda as obras da passarela do Jabuti 20 e o abastecimento de água do bairro que estão paradas também devido à burocracia dos órgãos federais responsáveis.

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Acilon Gonçalves convidou a todos para comparecerem ao lançamento do Batalhão do Raio no Eusébio na próxima terça-feira, dia 26, em frente à Secretaria de Obras na Avenida Eusébio de Queiroz, quando será feita uma apresentação do grupamento e os equipamentos que serão utilizados. Disse que nesse mesmo dia vai anunciar um projeto para combater o que se considera hoje o câncer do mundo – a violência. “Vamos ser modelo para todos os municípios do Ceará e 2018 será o ano da segurança no Eusébio”, anunciou.

Acilon, no final, agradeceu o apoio do secretário Artur Bruno pela apresentação da emenda que possibilitou a construção do posto de saúde. O equipamento conta com pátio interno, sala de administração, sala de vacinas, sala de curativos, consultórios médicos, consultório odontológico, sala de observação, sala de atividades (auditório), almoxarifado, copa, sala de recuperação, estocagem e dispensação de medicamentos (farmácia), sala de inalação e sala de esterilização e expurgo.