Prefeitura garante transporte e segurança para a Paixão de Cristo

quarta-feira | 23/04/2014

Os cidadãos que se deslocarem para assistir o espetáculo da Paixão de Cristo 2014 de Eusébio, na cidade cenográfica Eusebelém (Grande Sede), terão garantida toda a segurança nos dias de espetáculo. Em reunião entre os membros das secretarias de Cultura e Turismo, de Segurança Pública e Cidadania e da Autarquia Municipal de Trânsito, as providências relativas à organização do trânsito e da segurança para o espetáculo foram ultimadas.

O evento que acontecerá nos dias 25 e 26 próximos terá o apoio de 30 homens da Guarda Municipal do Eusébio, dez agentes da AMT, além do apoio da Polícia Militar (Ronda do Quarteirão). A movimentação terá início às 19 horas do dia 25, com o fechamento de uma mão da Avenida Eusébio de Queiroz (sentido Fortaleza-Eusébio).

Nas proximidades do Mercado Central será instalado um redutor de velocidade, pelos agentes da AMT. Vinte guardas municipais estarão circulando no perímetro do evento até as 22 horas e os demais terão o apoio de quatro viaturas e três motos.

A reunião contou com a participação do secretário Lauro Leite (Segurança), GM Ferreira (Coordenador Operacional da Guarda Municipal), GM Cordeiro, Léo Abreu (Cultura e Turismo), Ocleilson Lima (AMT) e o vereador Tarcísio da Cultura (diretor do espetáculo).

Infraestrutura

Na Eusebelém, além dos cenários fixos, será instalado um palco que abrigará um coral de 20 vozes e um quarteto vai cantar músicas ao vivo, compostas especialmente para o espetáculo, além de uma banda com 40 músicos com instrumentos de metal, guitarra e baixo, bateria, violino e violoncelo.

O diretor do espetáculo, Tarcísio da Cultura observa que haverá, ainda, queima de fogos de artifício diferentes, que darão um brilho maior ao espetáculo. Na encenação ele cita ainda três cenas que utilizarão máquinas para a elevação de atores, na Ascensão, Tentação e Nascimento. “Na ascensão, um equipamento vai elevar Jesus aos céus a 15 metros de altura e depois ele sumirá“.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, uma parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) vai garantir o transporte para os atores e para os munícipes. Ônibus estarão saindo, a partir das 17h30min, das comunidades e retornando às 22 horas. O espetáculo acontecerá das 19 às 20h30”, observa.

Na Praça do Pólo de Lazer serão montadas barracas de artesanato, praça de alimentação, parquinho infantil e uma feira cultural, com a exposição de quadros referentes à Paixão de Cristo e outros temas.