Prefeitura inicia inscrições para os cursos de Confeiteiro e Salgadeiro

terça-feira | 16/09/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, inicia nesta terça-feira, 16 de setembro, as inscrições para os cursos de Salgadeiro e Confeiteiro. São 20 vagas para cada curso. Os interessados devem comparecer no Pólo de Atendimento Eduardo Sá (ABC do Parque Havaí), das 8 às 16 horas.

Para a inscrição é necessário o interessado estar em mãos com os seguintes documentos: RG (Identidade), CPF, comprovante de residência atualizada, declaração do NIS (Número de Identificação Social), que deve ser retirada no setor do Bolsa Família da SDS, e comprovante de escolaridade. Os cursos serão iniciados no dia 6 de outubro.

O curso de Salgadeiro, com carga horária de 204 horas/aula, tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução do processo produtivo de salgados, o planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, da utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção considerando aspectos de qualidade e normas de segurança e higiene do trabalho.

Já o curso de Confeiteiro, com 220 horas/aula, vai promover o desenvolvimento de competências básicas relativas à fabricação de doces e similares, utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade. Além da parte teórica, que prevê noções básicas de como evitar a contaminação dos alimentos, elaboração de relatórios de produção e conhecimento dos produtos e equipamentos a serem utilizados, os alunos terão aulas práticas de produção dos alimentos.

O Prefeito Júnior observa que além de capacitar pessoas para o mercado de trabalho, o curso visa a promoção do empreendedorismo, pois os alunos, no final do curso, estarão aptos a receberem encomendas e gerarem sua própria renda. “Esse curso é realizado em parceria com o Senai, que reconhecidamente oferece cursos de excelência, formando trabalhadores que primam pela qualidade dos produtos. Com isso ganha o trabalhador que terá uma capacitação de primeira linha, como o consumidor que terá acesso a excelentes produtos”, observa.