Prefeitura inicia obras de revitalização do entorno de açude no bairro Autódromo

sexta-feira | 08/10/2021
A região receberá novos equipamentos públicos e uma ampla área de lazer revitalizando o entorno do açude que margeia a Avenida Ayrton Senna (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou as obras de revitalização do entorno do Açude Perigoso, na avenida Ayrton Senna, no bairro Autódromo. A região receberá a nova sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, uma escola com 12 salas de aula, uma alameda, uma praça, que serão margeadas por calçadas para a prática de caminhada. “Além de termos uma nova sede da Secretaria de Obras mais ampla e com melhor estrutura para as atividades e atendimento da população, criaremos aqui mais uma área de lazer e de revitalização dessa área tão bonita da cidade”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro Sampaio.

Segundo ele, quando teve início a concepção da nova sede para a Secretaria, surgiu a necessidade de o município construir uma nova escola com 12 salas para essa região. Ele observa que devido o terreno ter um declive muito acentuado, seria necessário fazer um aterro para nivelamento com a Avenida Ayrton Senna, o que demandaria muitos recursos. “Então, pensamos numa solução que foi a construção dessa alameda que economizará os custos, pois a frente tanto da Secretaria como da escola ficarão para ela. Iniciamos já a obra da secretaria e o projeto da escola está em fase final de aprovação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, afirmou.

Ícaro Sampaio ressalta que no segmento, logo após a secretaria será construída uma praça, em convênio com o Governo do Estado. “Esperamos que até o ano que vem possamos iniciar essa obra. Em todo esse trecho, teremos uma calçada para as pessoas fazerem caminhada, praticar corrida, e ter momentos de lazer. Será na verdade uma revitalização que vai valorizar todo o entorno do açude”, frisa.

A Secretaria contará com recepção, com ampla área para a espera do atendimento; setor de serviços públicos, que engloba serviços de limpeza, iluminação, limpa-fossa, entre outros; sala do secretário, sala de reunião; sala do secretário-executivo; setor de projetos; sala dos motoristas; setor de topografia; salas de apoio administrativo, entre outras.

“Estamos quintuplicando a capacidade de atendimento da secretaria, tanto o setor de projetos, quando teremos 36 pessoas, pensando e projetando melhorias urbanas para a cidade, como o setor de serviços públicos que poderá atender com mais agilidade as demandas da população. Vamos fazer uma estrutura pensando o futuro. Uma estrutura que possa atender as necessidades do município em termo de engenharia, projetos e atendimento ao publico, uma estrutura bem robusta para acompanhar a velocidade que o Eusébio vem crescendo”, salientou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura vem trabalhando para oferecer a população uma estrutura que tenha como principal meta o cuidado com as pessoas, tanto nos atendimentos sociais, como na melhoria da infraestrutura da cidade. Observa que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos com essa nova estrutura terá amplas condições de ter mais resolutividade e agilidade no atendimento às demandas da população, bem como na realização das obras de infraestrutura urbana da cidade. “Isso tudo com planejamento e zelo com os recursos públicos”, conclui.