Prefeitura inicia os Jogos Escolares Municipais

terça-feira | 06/05/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 6 de maio, no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá, a abertura dos Jogos Escolares 2014, na sua fase municipal. O evento contou com as presenças do prefeito em exercício, Paulo César Feitosa, das secretárias Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esportes) e do vereador Michel Chokito.

Durante a solenidade, o aluno Ítalo Carvalho, da Escola Neusa de Freitas, deu a volta na quadra, portando a tocha olímpica, ao lado da aluna Vitória Gabriela, portando a bandeira do Brasil. O juramento do atleta foi feito pelo aluno Jefferson Sousa, da Escola Mário Sales.

A secretária de Esportes, Goretti Frota destacou que pela primeira vez, os jogos escolares contam com a participação da Escola Monteiro Lobato, que é particular. “É importante a igualdade na disputa. Desejamos a todos uma boa competição com lealdade e felicidade”, destacou.

Já a secretária de Educação, Ivonilde Santos, afirmou que os jogos representam um momento de integração de todas as escolas municipais, tendo como estrelas os alunos. “Todos esses atletas foram bem treinados por seus professores e agora estão aqui representando suas escolas nessa fase municipal. Tenho certeza que farão bonito. Desejo que essa disputa seja baseada no respeito, na ética e na solidariedade”, observou.

O prefeito, em exercício, do Eusébio, Paulo César Feitosa, que substitui o prefeito Júnior que está viajando, destacou a importância dos jogos para a juventude. “O esporte hoje é coadjuvante na Educação. Hoje nenhuma área pode atuar isolada, tem que existir a intersetorialidade e a interdisciplinaridade. Hoje o Eusébio é destaque em vários esportes, como o Handebol. Que nesses jogos, vocês possam crescer no esporte priorizando a não violência. Tem que saber ganhar e tem que saber perder. Sejam nessa fase da vida bons desportistas, leais, e que a consciência esportiva seja despertada em vocês. Lembrando que daqui sairão os melhores do Eusébio para os Jogos Estaduais. Então a todos uma boa competição”, afirmou.

O vereador Michel Chokito também destacou que como desportista, sempre tem prestado apoio e estimulado as práticas esportivas no município. “Procurem jogar de forma gentil. Claro que na disputa é preciso jogar com afinco, mas nunca com deslealdade”. Concluiu. Em seguida as secretárias Ivonilde Santos e Goretti Frota deram o pontapé inicial da primeira partida dos jogos entre as escolas Evandro Ayres e das Guaribas.