Prefeitura intensifica vacinação contra Hepatite B

sexta-feira | 06/06/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 7 de junho, a intensificação da segunda dose da vacina contra Hepatite B, mas as pessoas de 0 a 49 que não tenham tomado a primeira dose, também podem se deslocar aos postos de vacinação. Segundo a coordenadora do setor de Imunizações da Secretaria, Rita Alexandrino, os trabalhos de imunização foram intensificados nos últimos três anos, e neste período o público alvo tem sido ampliado pelo Ministério da Saúde.

Ela argumenta que o fruto desse trabalho é que o Eusébio não teve nenhuma notificação da doença nos últimos dois anos. “Para novembro, quando aplicarmos a terceira dose da vacina nossa meta é atingir 95% do público alvo. Por isso pedimos aos cidadãos que se desloquem até os postos de imunização para colocar o cartão de vacina em dia, pois desta forma continuaremos com a notificação zero em nossa cidade”, solicitou.

Os postos de vacinação funcionarão no Pólo de Lazer, em frente à sede da Secretaria de Saúde, e no Posto de Saúde da Lagoinha, no próximo sábado, dia 7, das 8 às 17 horas. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, a hepatite B é uma inflamação do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B (HBV). Segundo ele, a infecção pode ser transmitida pelo contato com o sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de alguém que já tem infecção por hepatite B. “A maioria dos danos causados pela hepatite B ocorre devido à maneira como o corpo responde à infecção. Quando o sistema imunológico do corpo detecta a infecção, envia células especiais para combatê-la. No entanto, estas células de combate à doença podem causar a inflamação do fígado”, observa.

O prefeito Júnior destaca que um paciente com hepatite crônica precisa de exames de sangue constantes para controlar seu estado. “Pedimos a todos, principalmente aqueles que ainda não receberam a primeira dose da vacina, que procurem os postos de vacinação, pois a Hepatite B é uma doença que, se não for combatida pode tornar-se crônica. Muitas pessoas que estão nessa situação têm poucos ou nenhum sintoma. É por isso que elas podem não perceber que estão infectadas. No entanto, ainda podem passar o vírus para outras pessoas”, frisa.

Os sintomas de Hepatite B podem demorar até 6 meses para aparecerem. Os primeiros sintomas podem ser: perda de apetite, fadiga, febre baixa, dores nos músculos e articulações, náuseas e vômitos, pele amarelada e urina escurecida por causa da icterícia.