Prefeitura mantém ações de prevenção as arboviroses

sexta-feira | 18/01/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde de Eusébio, está dando continuidade aos trabalhos de prevenção e combate as arboviroses. Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura alerta a população a manter medidas preventivas em suas residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, os agentes de endemias mantêm as visitas domiciliares normalmente. Disse que em breve estará acionando o Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, para planejar ações de prevenção e combate as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) no município.

Atualmente a Secretaria de Saúde está distribuindo repelentes para gestantes acompanhadas pelas equipes nos Postos de Saúde e Hospital Amadeu Sá. Ele destaca a importância da prevenção e a participação de todos os cidadãos nesse processo. Ressalta que todas as unidades de saúde e escolas serão também mobilizadas para que o Eusébio mantenha baixos índices de infestação predial.

Para realizar esse trabalho, o Eusébio conta com mais de 50 servidores atuando na área de Endemias. Além dos agentes de endemias, esse total inclui servidores que atual em outros setores, como no combate ao calazar, raiva, e os que atuam na área administrativa.

Com relação aos aprovados na seleção, Mário Lúcio destaca a convocação de 15 concursados para a realização dos exames, no último dia 10. “Eles terão 30 dias para se apresentarem com o resultado dos exames e depois disso a Prefeitura fará a posse dos mesmos. Creio que por todo mês de fevereiro a março, eles estarão atuando”, frisou.

Antes de entrarem em campo, os agentes, segundo Mário Lúcio, passarão por um treinamento de 40 horas de conteúdo teórico e depois disso irão receber o treinamento em campo. “No primeiro mês, eles terão um acompanhamento de nossos técnicos para que estejam aptos para o trabalho”.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca o trabalho que vem sendo realizado pela administração na prevenção a arboviroses, tendo o município sido distinguido no ano passado pela Secretaria de Saúde, pelo seu trabalho exitoso. Acilon pede aos moradores que mantenham as ações de prevenção de forma continua para evitar que o mosquito prolifere. “Para evitar a proliferação, a população tem um papel primordial. É preciso eliminar todos os possíveis criadouros com água parada, como pratos de vasos de plantas, lixo nos quintais, tampinhas de garrafa, manter os reservatórios como caixas de água e piscinas tampados e cobertos” pontuou.