Prefeitura promove palestra sobre biossegurança nos salões de beleza

terça-feira | 20/06/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza, em parceria com o Programa SENAC de Gratuidade, na quinta-feira (22), a Palestra “Biossegurança em salões de beleza: desafios para profissionais e estudantes”. A ação faz parte do Curso de Manicure, que está sendo realizado no Núcleo de Artes Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). A palestra é voltada para o público de salões de beleza, estudantes e interessados.

A atividade acontece no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, das 13 às 17 horas, tendo como ministrante a farmacêutica Ana Luiza Ribeiro Aguiar, graduada pela UFC, pós-graduada em Farmácia Clínica e prescrição farmacêutica pela faculdade Farias Brito e Mestranda em Microbiologia na UFC

A palestra abordará o tema Biossegurança Riscos Biológicos (vírus, bactérias e fungos); conceito; procedimentos operacionais de higienização; assepsia e a importância da biossegurança, como fator de promoção de saúde no ambiente pessoal e profissional. Segundo a Secretária Michele Queiroz, a palestra é fundamental para os profissionais que atuam em salões de beleza que atendem diretamente o público.

“Através dos conhecimentos básicos sobre biossegurança o profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente” ressalta.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a palestra dará um suporte maior para as pessoas que estão iniciando a profissão e para as que já a exercem, melhorando o atendimento e proporcionando mais segurança para os clientes. “Esse cuidado é necessário para evitar transmissão de agentes causadores de doenças infecciosas, entre as quais HIV (Aids), HCV (Hepatite C) e HBV (Hepatite B), por meio de instrumentos não esterilizados. Outro ponto a ser focado é a origem dos produtos utilizados e sua data de validade,” assevera o prefeito.